Quando o assunto são cirurgias estéticas, uma das perguntas mais feitas é sobre a rinoplastia, riscos de morte e como funciona o pós-cirúrgico. Isso porque, esse é um dos procedimentos mais realizados no mundo.
Além da estética, a rinoplastia também pode aumentar muito o bem-estar do paciente auxiliando no funcionamento das vias aéreas.
Para ter maior segurança nesse procedimento é importante avaliar alguns pontos. A rinoplastia tem riscos de morte se feita em local não adequado e principalmente, sem um especialista. Via de regra, a rinoplastia tem riscos de morte muito pequenos.
Tenha segurança na hora de realizar a Rinoplastia, um procedimento estético tão importante para o seu rosto. É fundamental contar com um Especialista em Rinoplastia.
Quer saber mais sobre rinoplastia, riscos de morte e como ter um procedimento seguro? Acompanhe o conteúdo.
Assim como qualquer outro procedimento estético, a complexidade da cirurgia de rinoplastia depende do que o especialista indicar. Cada caso é um caso, e é necessário se atentar para as demandas específicas da sua saúde.
Definido o objetivo da rinoplastia, o médico determina a melhor técnica e a abordagem. Lembrando que essa visa ser uma cirurgia definitiva.
Na grande maioria dos casos, o procedimento conta apenas com uma pequena incisão que dá a abertura necessária para o reposicionamento do nariz, enxertos entre outros. E com todos os cuidados tomados ao máximo, a rinoplastia tem riscos de morte muito pequenos.
Esse procedimento é conhecido como rinoplastia aberta, por dar ampla visão ao médico durante a cirurgia. Mesmo assim, as cicatrizes são quase imperceptíveis ao final de todos os cuidados.
Quando as dúvidas sobre a rinoplastia e os riscos de morte aparecem, é fundamental entender que a maior parte dos cuidados de segurança devem ser analisados pelo paciente.
Procurar saber onde vai ser realizado o procedimento, além de contar com um especialista de confiança diminuem significativamente qualquer possibilidade de problemas.
Por isso, se atente aos pontos citados com muito cuidado:
A rinoplastia é uma cirurgia, portanto, ela precisa ter um ambiente adequado em total assepsia. Ou seja, sempre que ela for indicada, o paciente deve se atentar para que ela seja feita em um centro cirúrgico hospitalar.
Nada de consultórios e afins. Para que a rinoplastia não tenha riscos de morte, é fundamental que seja realizada dentro de um hospital, com todas as normas e diretrizes de segurança em dias.
Além disso, o centro cirúrgico hospitalar deve contar com uma UTI, fundamental em qualquer cirurgia.
A equipe completa também garante a segurança do procedimento. Em qualquer cirurgia o paciente precisa ser observado por vários especialistas.
Na rinoplastia os riscos de morte são diminuídos drasticamente quando ela possui o acompanhamento de um anestesista.
O profissional deve permanecer no local por todo o tempo, com o cirurgião plástico principal e um auxiliar. E o instrumentador cirúrgico que deve ser habilitado para a função.
Fora isso, a equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem devem estar disponíveis o tempo todo para auxílio dos cirurgiões, principalmente com a assepsia dos instrumentos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2021, o procedimento mais realizado nesse sentido foi a rinoplastia. Mas você sabia que os procedimentos adequados para a rinoplastia começam muito antes da chegada na sala de cirurgia?
Além de todos os exames necessários para saber a condição física do paciente, o cirurgião deve realizar a anamnese completamente. Isso é um tipo de entrevista feita pelos profissionais de saúde, que visa saber as comorbidades que o paciente pode ter.
Já os exames devem ser especialmente uma avaliação pré-operatória com o especialista em cardiologia. É a partir dela que o risco cirúrgico é calculado, assim como também a conduta que o cirurgião plástico deve ter.
Por fim, todos os itens intraoperatórios devem estar disponíveis durante o procedimento. Como BIS, meia elástica, sequel, controle de temperatura da sala e do paciente e uma manta térmica.
Mesmo que a rinoplastia tenha riscos de morte pequenos, ela é um procedimento cirúrgico e que pode ter inúmeras variáveis no meio do caminho.
O que diminui qualquer eventualidade é contar com um especialista que saiba conduzir adequadamente o procedimento, e um local apropriado para a realização.
A grande maioria das complicações acontecem especialmente pela falta de cuidado com a realização da cirurgia, como infecções por espaços sem a assepsia necessária. Cirurgias realizadas em clínicas ou locais que, mesmo com o nome de “Hospital”, são na verdade conglomerados de salas cirúrgicas sem a segurança devida.
Portanto, fique de olho nos pontos que citamos para garantir uma cirurgia tranquila, com resultados satisfatórios.
O pós-operatório da rinoplastia pode ser muito tranquilo quando realizado da maneira mais correta possível. O primeiro passo é se atentar para todas as recomendações médicas.
O padrão é que o paciente tenha um longo período em repouso, não pegue peso, nem faça atividades de alto impacto. Beber bastante água e ter uma rotina alimentar equilibrada também é importante.
Cada paciente pode ter um cuidado específico recomendado, especialmente quando se trata dos cuidados com o curativo. Siga à risca e não tenha problemas no pós-operatório.
Saiba mais sobre o assunto no artigo “Pós-operatório de Rinoplastia: como evitar problemas?”.
Qualquer procedimento cirúrgico deixa o paciente vulnerável, e esse é um dos primeiros motivos para se procurar um especialista de confiança.
Afinal de contas, mesmo uma cirurgia como a rinoplastia, e com os riscos de morte não elevados, existem uma série de fatores que demandam atenção.
Escolha um profissional que além de médico, também seja especialista no procedimento e possa oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, ele saberá como atuar e quais cuidados tomar em cada caso.
A rinoplastia tem riscos de morte muito pequenos e que podem ser diminuídos ainda mais quando o paciente dá completa atenção para os pontos que destacamos.
Esse é um procedimento realizado de maneira muito segura por um profissional dentro de uma estrutura ideal.
Não deixe de agendar a sua consulta com o Dr. Erick Oliveira para fazer uma avaliação e realizar o seu procedimento.
Com uma vasta experiência no mercado e uma clínica bem estruturada, você tem o acompanhamento certo que precisa!