Blog

pós-operatório Rinoplastia

Pós-operatório de Rinoplastia: como evitar problemas?

POR netlinks | maio 9, 2022 | Rinoplastia

A cirurgia do nariz é um dos procedimentos mais procurados por quem deseja mudar algum aspecto estético e funcional dessa estrutura e melhorar sua autoestima. Porém, muitas pessoas têm receio de realizar esse sonho com medo do pós-operatório de Rinoplastia.

Se você é uma delas, é importante entender como tudo funciona. A busca por informações confiáveis é o primeiro passo para se sentir seguro e evitar complicações após o procedimento. 

Aliás, tudo começa com a escolha do especialista em Rinoplastia. Além de reduzir os riscos de um resultado indesejado, ele te ajudará durante todo o processo, esclarecendo suas principais dúvidas. 

E para te ajudar a superar a insegurança, preparamos um post com informações essenciais sobre o tema. Confira! 

Rinoplastia: a cirurgia estética mais realizada no Brasil

Em 2020, a Rinoplastia foi a cirurgia estética mais procurada no país, superando até mesmo a lipoaspiração. E claro, esse é um procedimento que pode oferecer as mudanças certas para quem quer um nariz mais harmonioso e bonito. 

Rinoplastia cirurgia estética

Mas um fator interessante, que impulsionou ainda mais as buscas por essa solução, está relacionado com a pandemia e as conexões online. Isso porque, durante o período, o tempo em redes sociais, lives e reuniões virtuais aumentou. 

Com isso, as pessoas tiveram ainda mais contato com a própria imagem e a exposição nas mídias sociais. Nesse sentido, detalhes na aparência trouxeram mais incômodos, principalmente relacionados ao nariz. 

Por isso, a rinoplastia estética ganhou ainda mais destaque no mercado. Por meio do processo é possível alterar a estrutura nasal, de acordo com o desejo do paciente. 

Como é o pós-operatório da Rinoplastia

De modo geral, o pós-operatório da Rinoplastia é muito tranquilo. Mas claro, é essencial tomar alguns cuidados e buscar os recursos certos para evitar riscos e transtornos. 

Para começar, o sucesso da cirurgia vai depender muito do acompanhamento de um profissional e de uma equipe qualificada. Afinal, um especialista consegue aplicar os métodos mais adequados, de acordo com cada caso. 

Do mesmo modo, o paciente precisa seguir todas as recomendações e cuidados necessários para se manter livre de complicações. Ao longo do texto você poderá saber mais sobre esses cuidados. 

Quanto tempo dura a recuperação da Rinoplastia

O sucesso do pós-operatório da Rinoplastia depende muito dos cuidados adotados pelo paciente. Isso porque, ele deve seguir as recomendações médicas e ficar atento às etapas da recuperação.  

Nos primeiros três dias, é fundamental fazer um repouso absoluto. Ou seja, é indispensável evitar atividades de impacto e até o trabalho. O ideal é ficar em casa descansando. 

Passado esse período inicial, o paciente já consegue retornar às suas atividades. A orientação é que seja cuidadoso, principalmente no que se refere à prática de atividades físicas — que devem ser evitadas nos primeiros 15 dias.

A ideia é garantir que o nariz consiga se recuperar corretamente. Daí a necessidade de evitar impactos e a respiração mais intensa. Dica: nas primeiras 48 horas, tente manter a cabeça inclinada ao dormir, evitando o contato com o travesseiro.

Como garantir um pós-operatório tranquilo e sem problemas

Na hora de ter um bom pós-operatório de Rinoplastia, o paciente precisa se cuidar muito e seguir todas as recomendações passadas pelo médico. 

Assim, para que você já conheça algumas das principais formas de garantir seu bem-estar e segurança nesse momento, confira mais informações a seguir. 

rinoplastia antes e depois pós-operatório

Repouso total nos primeiros dias

Como pontuamos, nos primeiros dias de pós-operatório não é recomendado fazer nenhum tipo de atividade física. Inclusive, nos três primeiros dias o repouso deve ser absoluto. 

Além disso, nos sete primeiros dias ainda é indicado evitar atividades mais pesadas, que exijam esforço. E claro, sem atividades físicas nas primeiras duas semanas de recuperação.

A boa notícia é que, com um mês, você poderá voltar a praticar seu esporte preferido de forma gradual e sem riscos.  

Cuide da sua alimentação

Outro detalhe importante para uma boa recuperação é a alimentação, por isso vale a pena apostar em uma dieta nutritiva. Invista em frutas, legumes, verduras e alimentos não tão gordurosos. 

Comer nos primeiros dias pode ser mais complicado. Sendo assim, para evitar qualquer esforço desnecessário, aproveite receitas de pouca intensidade na mastigação. Comer uma maçã, por exemplo, pode ser algo bem trabalhoso

Aos poucos, de acordo com a evolução, você pode voltar a  comer alimentos sólidos em geral. 

Evite exposição ao sol

Se proteger do sol é outro ponto essencial no pós-operatório, isso porque, os raios solares podem afetar a pele e atrapalhar a cicatrização. 

Lembre-se, na primeira semana você vai estar com um curativo próprio sobre o nariz. A exposição direta ao sol ocasiona aumento da sudorese sob o curativo, causando aumento de espinhas e cravos e também pode evoluir com alguma irritação pelo curativo.

Assim sendo, para ter os resultados esperados, não saia de casa em horários de alta incidência solar e quando sair, utilize algum acessório com aba para se proteger do sol (boné ou chapéu). Além disso, jamais se esqueça de usar o protetor solar

Beba bastante água

A hidratação é algo muito importante para o organismo em qualquer situação. Por isso, ao passar por uma recuperação, não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia

Cuidado para não lesionar o nariz

Ter cuidado com o próprio nariz é outro ponto essencial na recuperação. Logo, é preciso evitar qualquer tipo de movimento ou atividade que possa gerar uma lesão. 

Até mesmo o uso de óculos, que precisa ter um contato direto com o nariz, deve ser liberado pelo médico em um período que seja seguro. 

Cuide do curativo da rinoplastia

Não podemos falar de período pós-operatório, sem mencionar todos os cuidados com o curativo da Rinoplastia, não é mesmo? 

Desse modo, o paciente deve mantê-lo seco e higienizá-lo com soro fisiológico propriamente conforme a orientação da equipe.

Nos primeiros 3 dias é comum a saída de seroma (líquido sanguinolento) pelas narinas, assim, é necessário trocar os curativos para manter tudo limpo

Como o cirurgião plástico pode te ajudar

Quer ter um pós-operatório seguro e bons resultados na sua Rinoplastia? Então, não deixe de procurar por profissionais capacitados. 

Um especialista em Rinoplastia experiente é capaz de te oferecer o atendimento certo, adotando os métodos mais adequados para sua situação. E claro, ele consegue oferecer total segurança, evitando erros no procedimento. 

pós-operatório rinoplastia

Da mesma forma, você consegue ter um atendimento humanizado e personalizado, o que  garante o sucesso do procedimento. 

Faça a sua Rinoplastia com o Dr. Erick Oliveira!

Agora você já sabe que o pós-operatório da Rinoplastia é tranquilo, mas demanda cuidados especiais, é hora de começar a planejar sua cirurgia. Nesse caso, o Dr. Erick Oliveira pode te ajudar!

Com mais de 10 anos de experiência e fellowship em Rinoplastia nos Estados Unidos em um dos principais serviços de Rinoplastia da atualidade. 

Além de ser o responsável pela cirurgia de face e reconstrução de nariz do Instituto Brasileiro do Controle do Câncer em SP. 

Ou seja, ele tem tudo para assegurar um procedimento seguro e conforme as técnicas mais modernas. Portanto, agende já o seu horário para uma conversa e avaliação detalhada!