Blog

rinoplastia para nariz largo

Guia completo sobre a Rinoplastia para nariz largo

POR rafael | mar 3, 2022 | Rinoplastia

Você tem vontade de se submeter a uma Rinoplastia para nariz largo, mas está cheio de dúvidas sobre o assunto? Saiba que é natural ter inseguranças, pois estamos falando de um procedimento cirúrgico que modificará um importante traço de sua fisionomia.

No entanto, tomando todos os devidos cuidados, especialmente em relação à contratação de um especialista em Rinoplastia, as chances de que algo dê errado são mínimas. E foi pensando nisso que preparamos este guia completo para você!

A seguir, você encontra todas as informações necessárias sobre esse tipo de Rinoplastia. Ele servirá como uma fonte confiável e atualizada que o ajudará a ter segurança para marcar sua cirurgia. Confira!

Entenda o que é Rinoplastia 

rinoplastia para nariz largo

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada para alterar o formato ou o tamanho do nariz. Isso pode ser feito com objetivo estético, trazendo mais harmonia ao rosto, ou por questões funcionais, permitindo que o paciente respire melhor.

Você chegou até pesquisando sobre o procedimento para nariz largo, mas é interessante entender que essa cirurgia pode melhorar a estética facial de diferentes formas, como: 

  • reduzindo o tamanho de um nariz considerado grande; 
  • estreitando a estrutura de um nariz largo; 
  • corrigindo deformações; 
  • encurtando a ponta nasal;
  • reduzindo a ponta nasal bulbosa; 
  • devolvendo simetria ao nariz após uma lesão. 

Por que o nariz largo gera tanto incômodo

O rosto é um elemento de grande impacto em nossa autoestima, pois é como somos percebidos pelo mundo. Sendo assim, ter uma face equilibrada e proporcional é algo que afeta nossa imagem e nos dá a percepção de beleza.

Obviamente, beleza é um conceito muito amplo e está muito acima da simples vaidade. Afinal, todos somos atraídos pelo belo e não há dúvidas de que se sentir bonito influencia nossa autoconfiança e empoderamento.

Quem tem um nariz largo pode se incomodar com essa característica facial. Com isso, é normal querer remodelá-lo ou reduzi-lo para garantir um melhor equilíbrio estético. Mas quais são as principais queixas dessas pessoas?

É comum ouvirmos “tenho um nariz largo ao sorrir” ou “meu nariz é achatado e largo”. Em resumo, as reclamações estão relacionadas a essa desproporcionalidade entre o nariz e os demais elementos da face.

A verdade é que o verdadeiro motivo é muito pessoal, mas não podemos achar normal que alguém deixe de sorrir por vergonha do formato do seu nariz, não é mesmo? Felizmente, a medicina evoluiu muito e a ajuda de profissional qualificado pode te ajudar a superar o problema.

Os tipos de Rinoplastia para nariz largo

cirurgia no nariz - rinoplastia

Este guia traz informações essenciais sobre a Rinoplastia para nariz largo. Mas, é evidente que nada substitui uma consulta com um especialista. Aliás, um médico capacitado e experiente é fundamental para a realização das intervenções certas, devolvendo autoestima ao paciente.

Se o que você deseja é remodelar o nariz e melhorar sua aparência, com um resultado natural e discreto, então precisa entender como tudo funciona. 

É essencial destacar que o formato de um nariz é determinado pela sua cartilagem e pelos ossos. Na maioria dos pacientes com nariz largo, é preciso realizar algumas alterações ósseas durante a cirurgia.

A técnica é complexa e exige muita experiência e conhecimento, visto que qualquer manipulação nos ossos é permanente. Em alguns casos, é realizada uma osteotomia — o osso é dividido em pedaços menores para que o cirurgião consiga remodelar o nariz.

Rinoplastia Nariz Aberta x Rinoplastia Fechada

Quando falamos em cirurgia para correção de um nariz largo, existem duas técnicas diferentes: a aberta e a fechada. Ambas têm suas indicações e podem promover bons resultados.

Em resumo, a Rinoplastia Fechada é aquela em que o cirurgião fará incisões internas, dentro da narina. Já na Rinoplastia Aberta, o corte é feito entre as narinas, sob a ponta nasal, ou seja, fora da narina. Entenda melhor:

Rinoplastia fechada

  • indicada para casos menos complexos, com uma simples reestruturação; 
  • deixa cicatrizes praticamente imperceptíveis;
  • é uma técnica limitada, visto que o médico não tem visualização completa da região.

Rinoplastia aberta

  • indicada para casos que exigem uma grande reestruturação no nariz;
  • deixa cicatrizes discretas, visto que os cortes são realizados em locais estratégicos e ficam escondidas no contorno do próprio nariz;
  • permite que o médico tenha uma visão ampla da região. 

Cirurgia do nariz com ponta bulboso

o que é um nariz com ponta bulbosa

Você já ouviu falar em nariz com ponta bulbosa? Esse procedimento visa corrigir o formato de um nariz que tem a ponta excessivamente larga — o famoso nariz “batatinha”.

Esse é um tipo de rinoplastia muito comum nos consultórios, sendo que os pacientes buscam uma remodelação no nariz, a fim de deixar sua ponta mais fina e mais harmônica com o rosto. Veja os fatores que estão relacionados com uma ponta bulbosa ou arredondada: 

  • excesso de cartilagem; 
  • espaço excessivo entre as cartilagens; 
  • cartilagem nasal com formato estranho; 
  • pele grossa.  

Vale destacar que esse formato de nariz pode estar relacionado a fatores genéticos. Com isso, pessoas de algumas etnias, como asiáticos e africanos.

Essa redução do tamanho das narinas é uma cirurgia capaz de remodelar a estrutura, melhorando consideravelmente a harmonia facial e devolvendo auto estima ao paciente. Para isso, como já vimos, é possível optar pelo método aberto ou fechado.

A importância da escolha do cirurgião plástico

As informações apresentadas ao longo do post estão relacionadas ao procedimento em si. Porém, precisamos destacar o quanto a escolha do profissional certo pode ser decisiva para o alcance dos resultados desejados.

A Rinoplastia é uma cirurgia complexa, principalmente a que se destina a corrigir um nariz largo. O médico precisa ter experiência com esse tipo de procedimento e deve ter formação específica para a cirurgia do nariz.

Essa é a única forma segura de garantir que você estará em boas mãos. Lembre-se de que estará mudando o formato de uma estrutura essencial para a sua fisionomia, por isso nenhum risco compensa o transtorno de uma Rinoplastia errada.

Conclusão

A Rinoplastia para nariz largo é um procedimento de extrema importância. Não por acaso, está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, ajudando a corrigir detalhes que incomodam muitas pessoas.

O essencial é estar seguro da sua decisão e escolher com atenção o seu médico. O Dr. Érick Oliveira é especialista em Rinoplastia e tem ampla experiência no mercado. Marque sua consulta para realizar uma avaliação e tirar suas dúvidas!