Blog

rinoplastia errada

Rinoplastia errada: o que fazer quando o resultado não agrada?

POR | jan 21, 2022 | Dr Erick Oliveira, Rinoplastia

O que fazer em caso de Rinoplastia errada? Infelizmente, o número de pessoas que procuram por essa resposta aumenta a cada dia. Muitos pacientes chegam ao consultório insatisfeitos com o resultado de um procedimento anterior e preocupados com o que podem ouvir.

A verdade é que procurar um especialista em Rinoplastia deveria ser o primeiro passo para quem pensa em realizar essa cirurgia. No entanto, muitas pessoas só descobrem isso quando algo não sai como o esperado.

Diante da relevância do assunto, decidimos trazer para o blog um artigo que esclareça as principais dúvidas de pacientes que estão enfrentando o problema ou querem que sua Rinoplastia seja um sucesso. Confira!

O que pode dar errado na cirurgia do nariz?

rinoplastia

Todo procedimento cirúrgico é passível de falhas. Exatamente por isso, quem decide fazer uma Rinoplastia precisa estar ciente dos riscos

Apesar de ser uma cirurgia muito comum no Brasil, o procedimento pode enfrentar complicações. Algumas podem ser evitadas, mas outras são difíceis de se prever. Sendo assim, antes de qualquer coisa, é importante que você entenda o que pode dar errado. Saiba quais são os riscos:

  • existência de pele aderida ao osso nasal;
  • desenvolvimento de fibrose no pós-cirúrgico;
  • falha no diagnóstico de problemas funcionais no nariz;
  • falta de clareza em relação às expectativas e possibilidades;
  • execução inadequada do procedimento;
  • colocação incorreta do curativo;
  • desenvolvimento de dobras na cartilagem do nariz.

Rinoplastia errada: quais as chances de isso ocorrer?

Como vimos, inúmeros fatores podem contribuir para a existência de complicações e resultados fora do esperado em uma Rinoplastia. Esse, aliás, é um dos principais receios de quem sonha com a cirurgia, mas ainda não se decidiu.

Mas, é importante deixar claro o que a literatura médica diz a respeito. Em geral, as chances de algo dar errado variam entre 5% e 27%. Ou seja, a cada 100 pacientes, de 5 a 27 podem precisar de uma cirurgia de revisão.

Perceba que o intervalo é bem amplo. Um dos fatores que mais contribuem para a redução dessa taxa para o mínimo aceitável é a experiência e conhecimento do cirurgião. Ou seja, contar com um especialista em Rinoplastia torna tudo mais seguro.

É possível corrigir uma Rinoplastia errada?

rinoplastia errada

Se você fez uma Rinoplastia, mas não ficou feliz com o resultado, seja por motivos estéticos ou funcionais, saiba que o problema pode ser corrigido. Para isso, será necessário se submeter a uma cirurgia do nariz revisional.

Também chamada de Rinoplastia Secundária, o procedimento é uma alternativa importante para devolver autoestima e qualidade respiratória aos pacientes. No entanto, ela só pode ser feita após a completa cicatrização da primeira cirurgia — intervalo mínimo de 1 ano.

Portanto, a resposta é sim! Na maioria dos casos, é possível corrigir uma Rinoplastia que deu errado por falta técnica na execução, evolução inadequada dos tecidos, falta de cuidado do paciente e até mesmo por traumas e acidentes sofridos.

O que uma Rinoplastia Secundária consegue reverter?

Quando falamos em Rinoplastia Revisional, é importante esclarecer que o procedimento é comum, mas em alguns casos até mais complexo do que o procedimento primário. Isso porque, corrigir defeitos exige muito mais cuidado e técnica do cirurgião plástico.

Essa nova cirurgia pode corrigir problemas funcionais e sanar complicações que reduziram a capacidade respiratória do paciente e impactam em sua qualidade de vida. Aliás, não é raro encontrarmos pessoas com distúrbios do sono relacionados ao resultado de uma Rinoplastia.

Além disso, ela pode corrigir defeitos estéticos. Nesse caso, após avaliação criteriosa de um cirurgião especialista em Rinoplastia, é possível que o procedimento ajude a melhorar o aspecto final do nariz, devolvendo sua autoestima.

Porém, precisamos deixar claro que nem tudo depende da capacitação e experiência do médico responsável. Alguns fatores podem dificultar o alcance do resultado esperado, como:

  • características da pele do paciente — pode ser mais grossa que o normal;
  • existência de cicatrizes muito profundas;
  • perda considerável de tecido cartilaginoso.

Como evitar complicações na cirurgia do nariz?

cirurgia no nariz

Em um cenário ideal, todo paciente deve ser muito consciente ao decidir fazer uma Rinoplastia. Isso significa que ele deve tomar todos os cuidados para que o procedimento primário seja um sucesso.

É sempre bom destacar que prevenir é o melhor remédio. Sendo assim, para evitar complicações e garantir que o resultado esteja alinhado às suas expectativas, é interessante adotar algumas práticas. Veja!

Seja criterioso ao escolher seu cirurgião plástico

Seja extremamente criterioso ao escolher o cirurgião plástico responsável pelo seu procedimento. Afinal, ele terá nas mãos um dos seus bens mais preciosos e o resultado pode impactar sua vida de diversas maneiras.

Não confie apenas em indicações, escolha profissionais capacitados e com especialização na área de Rinoplastia. Somente assim, você terá a certeza de que a melhor técnica será aplicada.

Pesquise resultados anteriores

É muito importante conhecer outros pacientes do cirurgião e conversar com eles sobre a experiência — caso seja possível. Isso te dará mais segurança para escolher o médico e visualizar melhor os detalhes.

Conheça o local onde a cirurgia será realizada

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico, por isso deve ser realizada em um ambiente adequado e preparado para qualquer intercorrência. É fundamental verificar se o local escolhido tem todos os equipamentos e profissionais necessários para prestar uma assistência adequada.

Faça todos os exames e tire todas as suas dúvidas

Para garantir um resultado alinhado às suas expectativas, você precisa fazer todos os exames solicitados pelo médico e tirar todas as suas dúvidas antes de entrar no bolo cirúrgico. Portanto, se ainda estiver inseguro, não marque a cirurgia.

Como a Roxbury pode te ajudar?

Se você sofre com as consequências de uma Rinoplastia errada e quer corrigir o problema, a Roxbury pode te ajudar. O Dr. Érick Oliveira é cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência e fez sua especialização em Rinoplastia nos EUA.

Com ampla experiência em cirurgias secundárias, ele já ajudou inúmeros pacientes a reconquistarem sua autoestima, corrigindo problemas estéticos e funcionais. Marque uma avaliação agora mesmo!

pornjk, pornsam, xpornplease, joyporn, pornpk, foxporn, porncuze, porn110, porn120, oiporn, pornthx, blueporn, roxporn, silverporn, porn700, porn10, porn40, porn900