Blog

cirurgia no nariz para respirar melhor

7 fatos sobre a cirurgia no nariz para respirar melhor

POR rafael | jan 24, 2022 | Rinoplastia

A Rinoplastia é muito conhecida como um procedimento estético, mas você sabia que ela também pode ter outras finalidades? A cirurgia no nariz para respirar melhor é uma alternativa importante para pacientes que sofrem com problemas respiratórios.

Se você tem dificuldade para respirar e isso impacta sua qualidade de vida, é importante procurar um especialista em Rinoplastia. Após uma avaliação criteriosa, muitos pacientes recebem a indicação cirúrgica.

Continue a leitura e conheça 7 fatos importantes sobre esse procedimento!

1. A Rinoplastia funcional pode corrigir o desvio de septo

cirurgia no nariz para respirar melhor

A Rinoplastia funcional é um procedimento que pode corrigir diversos problemas respiratórios. A Septoplastia é o nome da cirurgia no nariz para respirar melhor que trata o desvio de septo.

Nesse caso, o cirurgião plástico faz as intervenções necessárias na estrutura central do nariz, responsável por separar as duas narinas. O objetivo é remodelar ossos e cartilagem para sanar obstruções que impedem o paciente de respirar de forma adequada.

É válido destacar que pessoas com esse tipo de alteração podem sofrer com distúrbios do sono, além de ronco e apneia. Com a realização da cirurgia, esses problemas são eliminados de forma eficiente e duradoura.

2. A Rinoplastia funcional ajuda a tratar rinite alérgica

Pacientes que sofrem de rinite alérgica enfrentam uma verdadeira batalha durante a vida. Muitos enfrentam repetidas inflamações no ouvido e precisam recorrer a antibióticos e antialérgicos com frequência.

Nos casos mais severos, é possível realizar uma Turbinectomia — nome da cirurgia no nariz para respirar melhor que reduz os cornetos nasais. Trata-se de um procedimento muito eficaz em pessoas que têm diagnóstico de hipertrofia dessas estruturas decorrentes de processos alérgicos.

3. A cirurgia no nariz para respirar melhor pode tratar a sinusite

rinoplastia funcional

A sinusite é uma doença que se caracteriza pela inflamação dos seios da face — cavidades que ficam ao redor do nariz. Pacientes com essa condição sofrem com fortes dores de cabeça, corrimento e a sensação de rosto pesado.

Com a indicação de um especialista, é possível recorrer à Rinoplastia e eliminar o problema. Nesse caso, pode ser realizada uma Turbinectomia ou um procedimento chamado de sinusectomia — em que os seios nasais são abertos e drenados.

4. É possível realizar Rinoplastia Funcional e Estética ao mesmo tempo

Já pensou corrigir um problema funcional e ainda melhorar a estética do seu nariz? Isso é possível! Nesse caso, o cirurgião plástico faz todas as análises e exames para dar um diagnóstico preciso e pode sugerir a realização de uma Rinosseptoplastia.

O procedimento é a junção das técnicas da Rinoplastia estética com a funcional — para correção do desvio de septo. Seu diferencial é justamente ter dupla ação, uma vez que trata um problema clínico e consegue corrigir aspectos estéticos do nariz, como um nariz e uma giba grande. 

É oportuno destacar que a maioria dos casos de desvio de septo nasal são decorrentes de traumas e acidentes sofridos na infância. No entanto, poucas pessoas conseguem identificá-lo nessa fase e só descobrem na vida adulta, quando passam a sofrer com insônia, ronco e dores de cabeça.

5. A cirurgia no nariz para respirar melhor gera bem-estar e saúde ao paciente

incisao corte de nariz

Sem dúvidas, conviver com problemas respiratórios impacta na vida do paciente de diversas maneiras. O nariz tem uma função muito importante e qualquer alteração morfológica pode representar entupimento crônico e dificuldade para respirar.

Em geral, quem chega ao consultório com esse tipo de queixa costuma estar em seu limite de estresse e cansaço. A dor, a falta de um sono de qualidade e o desconforto causados afetam sua qualidade de vida, deixando-o desmotivado e infeliz.

Por esse motivo, não há como negar que a Rinoplastia garante bem-estar e saúde ao paciente. Após o procedimento, eles experimentam uma melhora considerável e voltam a desfrutar dos efeitos de uma função respiratória completa e adequada. 

6. A taxa de sucesso dessa cirurgia é superior a 85% 

Se você tem medo de fazer a cirurgia do nariz para respirar melhor, saiba que a taxa de sucesso do procedimento é alta. Quase 90% dos pacientes apresentam resultados satisfatórios, ou seja, recuperam sua função respiratória e deixam de sofrer com a obstrução nasal.

Sendo assim, podemos dizer que a Rinoplastia ajuda a respirar melhor, trazendo vários benefícios à saúde humana, como:

  • sono de qualidade;
  • motivação e mais disposição durante o dia;
  • melhor performance em atividades físicas;
  • redução dos níveis de estresse;
  • melhoria da imunidade de modo geral.

7. Experiência e qualificação médica são fatores decisivos para os resultados 

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e com a Rinoplastia não é diferente. Além de complicações imprevisíveis e que estão relacionadas a fatores genéticos e de desenvolvimento individual de cada paciente, existem problemas causados por erro e imperícia do médico.

Diante disso, é preciso chamar a atenção para a importância da escolha de um profissional experiente e qualificado. Em resumo, apenas cirurgiões plásticos podem realizar cirurgias no nariz. Mas, além disso, é aconselhável buscar por profissionais com especialização em Rinoplastia.

Esses médicos estudaram por muitos anos e fizeram diversos estágios e cursos para conquistar o título de especialista. Essa é a maneira mais segura de evitar problemas e não ficar satisfeito com os resultados obtidos. 

Conheça a Roxbury

A Clínica Roxbury tem toda a infraestrutura e qualidade necessárias para a realização de diversos tipos de cirurgias plásticas, com destaque para a cirurgia do nariz. O Dr. Érick Oliveira tem mais de 10 anos de experiência na área e já atendeu centenas de pacientes insatisfeitos com algum aspecto de seu nariz.

Além da residência em cirurgia plástica, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ele buscou se especializar em Rinoplastia nos EUA. Lá aprofundou seus estudos e técnicas em cirurgias revisionais e trouxe o que há de mais moderno e eficiente para os seus pacientes brasileiros.

Por isso, nossa clínica está preparada para ajudar quem precisa de uma cirurgia no nariz para respirar melhor. Se esse é o seu caso, agende uma consulta agora mesmo!