Blog

curativo da rinoplastia

Saiba tudo sobre o curativo da Rinoplastia

POR rafael | fev 14, 2022 | Rinoplastia

O curativo da Rinoplastia é parte essencial para a adequada recuperação da cirurgia do nariz. Todo paciente precisa usá-lo, uma vez que ele garante melhores resultados e até evita uma Rinoplastia Secundária.

É evidente que o micropore e o aquaplast não são suficientes para que se atinja os objetivos com o procedimento cirúrgico. Afinal, a contratação de um especialista em Rinoplastia e o alinhamento em relação às expectativas são indispensáveis.

No entanto, um curativo bem realizado e todos os cuidados no pós-operatório são passos importantes para se obter um resultado satisfatório. Continue a leitura e entenda melhor!

Para que serve o curativo da Rinoplastia?

Para que serve o curativo da Rinoplastia

De modo geral, os curativos servem para facilitar a recuperação de uma lesão e proteger a região. Quando analisamos o curativo da Rinoplastia, percebemos essas funções básicas e outras mais específicas, como:

  • estabilização da cartilagem e osso nasal;
  • redução do edema;
  • prevenção de infecções;
  • molde para o contorno nasal.

Como é feito o curativo da Rinoplastia? 

Muitos pacientes chegam ao consultório com dúvidas sobre como é feito o curativo da cirurgia do nariz. Alguns têm receio de que ele seja muito grande e de que gere incômodo no dia a dia, por isso precisamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Assim que o cirurgião plástico termina o procedimento, ele coloca um micropore sobre o nariz. Sua função é evitar que o nariz fique muito inchado e facilitar que a pele e os tecidos se acomodem melhor sobre os ossos e cartilagens nasais.

Feito isso, ainda precisamos de uma estrutura que dê estabilidade ao nariz. Isso é ainda mais importante quando, durante a cirurgia, houve raspagem de ossos e outras mudanças na estrutura da região, como redução da largura.

No passado, muitos médicos utilizam gesso — o material e a sua função eram bem parecidos com o que se utiliza em fraturas de braços e pernas. Porém, com o avanço da tecnologia, os cirurgiões mais atualizados já estão utilizando talas termoplásticas, conhecidas como Aquaplast.

Afinal, o que é Aquaplast?

Aquaplast

Se você já está pesquisando sobre curativo da cirurgia do nariz, é provável que tenha percebido que existe um material mais moderno e eficiente para ser utilizado no pós-operatório. Desde que surgiu, o Aquaplast se tornou a preferência dos cirurgiões, o que se justifica pelos seus diferenciais.

Essas placas são mais fáceis de serem aplicadas, são higiênicas e muito mais discretas do que o gesso. Portanto, resolvem as principais queixas dos pacientes, que se incomodavam em usar gesso.

O que se espera de uma tala nasal é que ela seja resistente, maleável, leve, fácil de aplicar e discreta. Os materiais usados até então eram eficientes, mas tinham suas limitações e pontos negativos.

Ao ser amolecido em água morna, o Aquaplast fica maleável para ser moldado à estrutura nasal. Além de muito fino, ele não prejudica a respiração da pele. Assim que esfria, ele fica mais rígido e estabiliza o local, ficando inerte até a sua remoção — em torno de 10 dias após a cirurgia.

Para que o curativo fique ainda mais discreto, o médico pode adicionar uma cama de micropore sobre ele. Com um material da cor da pele, a estrutura fica bem camuflada e não afeta a estética do paciente que precisa retornar ao trabalho, por exemplo.

Lembrando que, se necessário, essa tala pode ser amolecida novamente. Isso pode ser útil nos casos em que há perda ou ganho de edema durante a recuperação. 

O que esperar após a cirurgia do nariz?

Embora seja muito tranquilo, o pós-operatório da Rinoplastia costuma gerar muitas dúvidas e inseguranças nos pacientes. Buscar mais informações sobre o assunto e, principalmente, conversar com o seu médico é essencial para estar confiante e decidido sobre a realização da cirurgia.

Isso porque, em geral, não há motivos para preocupações. Quando o procedimento é executado por um profissional qualificado, em um ambiente seguro e conforme as técnicas mais modernas, as chances de enfrentar transtornos durante a recuperação são mínimas.

Então, que tal saber como tudo acontece? Veja, a seguir, o que esperar após a cirurgia do nariz!

Dores 

dores no nariz

É comum sofrer uma dor de leve a moderada e algum desconforto após a Rinoplastia. Porém, o quadro deve ser facilmente controlado com a administração de medicamentos orais para dor, que tendem a fazer efeitos em poucos minutos.

Além disso, é importante dizer que esses sintomas tendem a desaparecer após 72 horas. Com isso, o paciente evolui tranquilamente e pode voltar progressivamente às suas atividades normais.

Inchaço e hematomas

Como estamos falando de uma cirurgia complexa e que manipula a região nasal, é esperado que o paciente tenha hematomas e inchaço após o procedimento. O comum é que eles fiquem mais intensos no segundo dia e depois comecem a melhorar continuamente. 

A intensidade e quantidade de hematomas pode variar bastante e depende de cada pessoa. No entanto, a maioria dos sinais é percebida ao redor dos olhos, podendo atingir as bochechas.

Sangramento nasal

É esperado que o paciente tenha algum episódio de sangramento nasal após a cirurgia. Isso não indica qualquer complicação e está relacionado com o fato de que os tecidos foram manipulados. Sendo assim, deve desaparecer em poucos dias.

Entupimento nasal

O pós-operatório da Rinoplastia é tão tranquilo que o entupimento nasal costuma ser o sintoma que os pacientes mais se queixam. A boa notícia é que dura poucos dias e melhora conforme o inchaço do nariz regride.

Experiência e modernidade a favor da sua cirurgia!

Este post te ajudou a entender como é o curativo da Rinoplastia. Tirar suas dúvidas e se sentir seguro para realizar a cirurgia é muito importante. O Dr. Érick Oliveira é especialista em cirurgia do nariz e tem anos de experiência. 

Além disso, está atento à evolução das técnicas e materiais e tem o objetivo de proporcionar aos seus pacientes uma experiência completa: antes, durante e depois do procedimento. Por isso, marque uma consulta e faça uma avaliação!