Blog

diminuir o nariz capa

Cirurgia para diminuir o nariz: o que é, riscos e muito mais!

POR netlinks | maio 25, 2022 | Cirurgia Plástica, Rinoplastia

A cirurgia para diminuir o nariz é uma opção para quem está incomodado com a aparência natural da região e busca manter um rosto mais harmônico. Para isso, é fundamental procurar um Especialista em Rinoplastia

Isso porque, com o acompanhamento de um profissional, você saberá quais as melhores intervenções a serem feitas e terá a segurança necessária para passar pelo procedimento. 

Mas antes disso, que tal entender mais sobre a Rinoplastia? A seguir, reunimos várias informações sobre o procedimento, recuperação, riscos e mais. Confira! 

Conheça os principais formatos de nariz que as pessoas procuram diminuir

Antes de conhecer a cirurgia para diminuir o nariz, é interessante pontuarmos as características de cada tipo de nariz que as pessoas procuram diminuir. Afinal, cada formato pode demandar cuidados específicos. Veja!

Fino e Arrebitado

Este modelo de nariz, normalmente acompanha rostos mais finos e pessoas longilíneas. Assim, a ponta do nariz costuma estar levemente para cima e o dorso é longo e um pouco côncavo.

Base Alargada

Estes narizes de base larga são geralmente de dorso curto e pouco projetado. Sua queixa quanto ao tamanho é devido ao seu eixo horizontal que é muito maior que o vertical. 

“Quando eu dou um sorriso, sinto que ele dobra de tamanho” – esta é a queixa mais comum desses narizes no consultório. Estas características são comumente encontradas nos narizes tipos negróides.

Romano

Já o nariz romano se caracteriza pela protuberância no dorso do nariz, ou seja, na giba nasal. Essa é, inclusive, uma característica que se destaca quando a pessoa é vista de perfil. 

Estes narizes apresentam muita identidade visual e costumam delinear traços fortes em toda a face.

Desse modo, existe mais osso e cartilagem nesta região do nariz. É bastante comum entre pessoas caucasianas, como descendentes de judeus, árabes e italianos. 

viciado

Por fim, temos o nariz adunco ou aquilino. Ele é muito conhecido por ser mais curvado e ter uma ponta inclinada para baixo.

Normalmente, esses narizes apresentam uma ponta bem móvel – é comum escutar dos pacientes “todas vez que eu sorrio ele mexe para baixo.” 

cirurgia para diminuir o nariz

Nariz grande gera baixa autoestima

Ao falar sobre a cirurgia para diminuir o nariz, não podemos deixar de mencionar como esse processo pode ajudar a autoestima das pessoas. 

Isso porque, uma nariz grande pode incomodar e ressaltar traços que não deixam a pessoa tão confortável. Dessa forma, com o passar do tempo, isso pode afetar seu bem-estar e trazer uma série de inseguranças. 

Se pararmos para pensar, na era das redes sociais, esse impacto é ainda maior. Afinal, com selfies diárias e a exposição constante, qualquer detalhe na aparência pode ter um peso muito mais negativo. 

Como todos sabem, o nariz é uma parte do rosto de grande destaque. Por isso, muitas pessoas desejam modificar algo na estrutura.

Assim, a Rinoplastia, realizada por um profissional especializado, diminui o nariz com total segurança. 

Cirurgia para diminuir o nariz: tudo o que você precisa saber

Antes de buscar uma cirurgia para diminuir o nariz, é ideal que você entenda mais sobre o processo, como tudo funciona e quais são os cuidados necessários para um resultado dentro de suas expectativas. 

Por isso, reunimos algumas informações que podem lhe ajudar. Confira:

O que é Rinoplastia

A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica capaz de realizar alterações no nariz de uma pessoa. Sendo assim, ela pode ser feita em diversos casos, seja por questões estéticas, reparadoras ou funcionais. 

Desse modo, há a cirurgia focada em melhorar a respiração e função nasal;  devolver a anatomia do nariz ou alterar a forma buscando uma harmonia facial.

Em cada caso, o cirurgião pode aplicar técnicas e táticas cirúrgicas que serão úteis para entregar os melhores resultados. 

Como funciona a cirurgia para diminuir o nariz

Na rinoplastia de redução do nariz, pode ser necessário retirar parte da cartilagem que compõem as estruturas do dorso e da ponta. Ou mesmo diminuir a projeção do osso nasal e sua largura. 

Em alguns casos, o cirurgião pode usar técnicas específicas para estreitar a região, tanto do dorso quanto da largura da ponta nasal. 

Diante disso, a anestesia geral e a cirurgia em hospital é o meio mais seguro para se realizar este procedimento. Lembrando que este é um ponto positivo, já que as chances de sangramento e desconforto para o paciente são menores. 

Ao final do processo, é normal que o profissional utilize um splint nasal, interno e externo. O externo é uma espécie de tala sobre o dorso e parte da ponta nasal, fazendo com que tenha uma melhor retenção do inchaço nasal. 

O splint nasal interno faz com que o paciente saia respirando prontamente após a cirurgia.

Como é o pós-operatório

O processo de pós-operatório da cirurgia para diminuir o nariz exige repouso por parte do paciente nos primeiros dias. 

Assim, é ideal evitar qualquer tipo de atividade que possa gerar impactos até 2 meses após a rinoplastia. Pois as estruturas ainda estão se reintegrando a unidade nasal.

No caso do splint, o paciente deve mantê-lo por 5 a 7 dias, com os cuidados necessários de higiene para que eles mantenham-se desobstruídos até seu dia de retirada em consultório.

Alguns pontos, inclusive, não absorvíveis serão retirados no 7º dia de pós-operatório em consultório.

Normalmente, analgésicos simples são suficientes para o desconforto. Nos casos que envolvem fratura nasal durante a cirurgia, antinflamatórios e analgésicos mais fortes são utilizados. 

Quais os riscos

Assim como em qualquer procedimento, há riscos na rinoplastia. Os mais comuns são desvios nas pontas nasais ou problemas que ocasionam dificuldades de respiração. 

Contudo, todos esses riscos podem ser facilmente evitados. A escolha de um cirurgião plástico especialistas é o primeiro passo para evitar transtornos.

Além disso, é essencial que o paciente siga as recomendações do profissional durante a recuperação. O repouso absoluto nos primeiros dias faz toda a diferença e deve ser cumprido.

Por que buscar um Especialista em Rinoplastia?

Contar com um especialista em rinoplastia é a garantia de ter um procedimento seguro e de qualidade. Afinal, esse profissional está preparado para aplicar as melhores técnicas e tomar as decisões certas para sua demanda. 

Nesse sentido, você recebe um acompanhamento adequado antes e após a cirurgia, capaz de garantir o sucesso do processo. 

Lembre-se que um especialista saberá exatamente como agir para fazer modificações satisfatórias e que ainda vão manter seu rosto harmonioso. 

diminuir o nariz

Converse com o Dr. Erick Oliveira e recupere sua autoestima!

Após entender tudo sobre a cirurgia para diminuir o nariz, você já sabe da importância de encontrar um profissional preparado. 

Nesse caso, o Dr. Erick Oliveira é a sua melhor escolha. Especialista em rinoplastia, ele possui ampla experiência com diversos pacientes. 

Aliás, seu alto nível de especialização é destaque, com fellowship em cirurgia do nariz feito nos Estados Unidos. 

E também, tendo atuado como responsável pela cirurgia de face do Instituto Brasileiro do Controle do Câncer em São Paulo com um grande número de cirurgias de reconstrução de nariz.

Além disso, o Dr. Erick conta com uma clínica completa e com ótima estrutura para receber você e oferecer o melhor atendimento. Por isso, agende agora sua consulta e confie em quem tem expertise no assunto!