Blog

A rinoplastia funcional é capaz de ajudar na boa respiração de uma pessoa.

Rinoplastia funcional: o que é e para o que serve?

POR drerickoliveira | jun 23, 2022 | Rinoplastia

Você já ouviu falar na rinoplastia funcional? Essa é uma técnica que pode ajudar na correção de vários distúrbios que interferem na boa respiração. 

A Rinoplastia, de modo geral, é um procedimento capaz de oferecer várias mudanças para a estrutura nasal. Sendo assim, ela pode ser usada para trazer ainda mais harmonia para a face. 

No caso do processo funcional, as alterações estão mais focadas em garantir melhorias na respiração e bem-estar da pessoa. Inclusive, é fundamental que ela seja feita por um Especialista em Rinoplastia.

Acompanha a leitura conosco e descubra mais sobre esse processo a seguir.  

O que é a rinoplastia funcional?

A rinoplastia funcional é uma cirurgia que tem como objetivo corrigir a estrutura nasal para promover melhorias na respiração do paciente. Logo, é algo voltado para garantir o conforto e bem-estar da pessoa. 

Desse modo, é um procedimento que pode corrigir algum tipo de desvio ou problema que possa atrapalhar a função respiratória. 

Esse é o caso, por exemplo, de desvios no septo, problemas nas válvulas nasais, hipertrofia dos cornetos, traumas, lesões e outros. 

Nesse sentido, é preciso que um profissional especializado analise a estrutura, para entender qual abordagem indicada para cada caso. Existem situações em que as modificações podem ser mais simples ou complexas. 

Ao final, a ideia é que o paciente possa respirar melhor, trazendo ainda mais qualidade de vida. 

Como funciona a rinoplastia funcional?

Além de entender o que é uma rinoplastia funcional, é essencial saber como ela funciona. Por isso, tenha em mente que estamos falando de um procedimento cirúrgico, que demanda vários cuidados. 

Por isso, o paciente deve procurar um médico especializado em rinoplastia, para que sejam feitos vários exames. A partir disso, a cirurgia é marcada. 

Durante o procedimento, o paciente é anestesiado e o médico faz uma incisão para levantar a pele e ter uma visão clara do nariz. É assim que ele será capaz de realizar as correções necessárias. 

As mudanças feitas são de acordo com cada caso, a demanda do paciente e limitações da própria estrutura. De qualquer forma, o cirurgião buscará intervenções necessárias para garantir o bom funcionamento do nariz

Problemas de respiração podem ser corrigidos com a rinoplastia funcional.

Quais os benefícios da rinoplastia funcional?

Ao falar sobre rinoplastia, é normal que as pessoas pensem apenas nas mudanças estéticas que uma cirurgia plástica pode oferecer. 

E realmente, correções sobre o formato e tamanho do nariz, além de imperfeições, ajudam muito na recuperação da autoestima da pessoa. 

No entanto, a rinoplastia funcional tem como foco melhorias na respiração. Logo, ela irá tratar possíveis distúrbios que estão causando desconforto para a pessoa. 

Dessa forma, ao optar por esse procedimento pode se livrar da apneia, ronco excessivo e até dificuldades para dormir. Assim como é uma forma de garantir a boa oxigenação do cérebro e mais conforto para a prática de atividades físicas. 

Ou seja, é preciso deixar bem claro que dificuldades respiratórias podem afetar em diversos aspectos da vida. Além da limitação física, é algo que afeta o emocional e causa estresse. 

Por meio da cirurgia, é possível manter uma boa respiração, que trará um grande bem-estar para vários momentos. 

Quais doenças a rinoplastia funcional trata?

Algo interessante sobre a rinoplastia funcional é que ela pode ser útil em diversos casos diferentes. Por isso, pessoas com demandas distintas podem se beneficiar pelas melhorias na respiração. 

Como pontuamos, problemas como desvio de septo, hipertrofia dos cornetos, patologia do seio da face e outros. 

Além disso, o procedimento pode ser de grande ajuda para pessoas que contam com alguma obstrução nasal. Ou mesmo o ronco excessivo. 

Vale pontuar que pessoas que sofreram algum trauma ou até possuem doenças respiratórias podem se beneficiar com essa intervenção. 

É o caso de pessoas que possuem rinite, rinossinusite e demais condições. Assim como quem sofreu alguma fratura e perfurações. 

Para quem ela é indicada?

Ao realizar qualquer procedimento cirúrgico, é interessante entender as indicações, não é mesmo? 

No caso de uma rinoplastia funcional, temos um procedimento que pode ser útil para pessoas que estão com problemas de respiração. 

Portanto, ao qualquer indício de dificuldades respiratórias, é bom procurar um médico. O profissional irá analisar a situação, e caso não haja contraindicações, a cirurgia pode ser feita. 

Inclusive, em todos os casos, a tendência é que o paciente passe por um acompanhamento e exames.

Com isso, o profissional saberá se está tudo certo com a saúde da pessoa e se é seguro realizar a intervenção. 

Qual a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional?

Ao falar sobre a rinoplastia funcional, é normal que haja comparações e dúvidas sobre as diferenças em relação ao procedimento estético. 

Neste caso, os primeiros termos ajudam a entender essas distinções. Isso porque, no processo estético, o paciente possui uma demanda relacionada com aparência. 

Logo, a cirurgia é uma forma de alterar o tamanho, formato e outros detalhes do nariz para buscar um resultado harmônico. Como o próprio nome diz, trata-se de algo estético, relacionado aos desejos do paciente. 

Por outro lado, o processo funcional irá corrigir as estruturas anatômicas que podem prejudicar a respiração da pessoa. Assim, temos algo diretamente ligado aos cuidados com a própria saúde. 

Inclusive, é um tipo de cirurgia indicada para situações em que a pessoa conta com algum tipo de disfunção. Temos uma mudança necessária para o bem-estar e não somente pela aparência. 

A rinoplastia funcional é feita para melhorar a respiração do paciente

Rinoplastia funcional e estética: quando podem estar associadas?

Algo interessante sobre a rinoplastia funcional, é que apesar de ter um propósito diferente do estético, ainda é possível mantê-los associados. 

Em vários casos, o médico responsável pode adotar técnicas cirúrgicas para resolver ambas as demandas. 

Esse é o caso de pacientes que além de contarem com problemas respiratórios, também desejam certas mudanças no nariz. 

Dessa forma, é possível chegar a um alto nível de satisfação unindo dois pontos importantes, tanto a saúde, quanto a autoestima. 

Marque sua consulta com o Dr. Erick Oliveira!

Depois de todas essas informações, você já sabe o que é uma rinoplastia funcional e como ela pode ajudar diversas demandas. Por meio dela, é possível manter uma boa respiração, garantindo seu bem-estar. 

Portanto, caso você tenha alguma disfunção nasal e esteja precisando de um acompanhamento adequado, o Dr. Erick Oliveira pode te ajudar. 

Com fellowship nos Estados Unidos e ampla experiência na reconstrução de narizes, Dr. Erick possui todo preparo para lhe atender. E em uma clínica com estrutura completa, aproveite e agende seu horário