Rinoplastia

NARIZ

A rinoplastia requer um alto grau de precisão especializada e é um dos procedimentos de cirurgia plástica que necessita uma maior grau de expertise.

Dr. ERICK OLIVEIRA é um especialista em rinoplastia estética, rinoplastia revisional(nariz já operado) e reconstrução de nariz. Realizou sua especialização e fellowship num dos principais centros de formação de especialistas de rinoplastia nos Estados Unidos, tendo a oportunidade de estar junto aos principais cirurgiões dessa modalidade de cirurgia plástica no Mundo, Dr Rollin Daniel e Dr Jack Gunter.

No Brasil, atuou por muitos anos como responsável pela cirurgia de face do Instituto Brasileiro do Controle do câncer em São Paulo, colecionando um grande número de reconstrução de nariz e face em sua bagagem.

Sobre a cirurgia

A rinoplastia é uma cirurgia que altera a forma do nariz, levando como motivação um desejo em melhorar a estética em seu rosto, sua relação com as demais estruturas faciais e uma melhor respiração.

O nariz é constituído por uma parte superior óssea e a parte inferior cartilaginosa. A rinoplastia pode alterar osso, cartilagem, pele ou todos os três.

Ao planejar uma cirurgia de nariz, um especialista em rinoplastia deverá considerar suas outras antimerias faciais como um todo, fazendo com que seu novo nariz mantenha características de sua personalidade assim como vivifique a beleza das demais estruturas ao seu redor, como olhos, boca e linhas faciais.

A consulta de Rinoplastia é o ponto crucial de sucesso da sua cirurgia. Esta consulta, que demora em torno de 2 a 3 horas é o momento perfeito para entender realmente o que o paciente deseja, desenhar juntos um nariz que seja mais adequado para seu rosto e alinhar expectativas para entender o que realmente é possível modificar com a cirurgia.

Uma consulta para cirurgia de nariz com um cirurgião de rinoplastia envolverá uma análise cuidadosa para avaliar sua anatomia facial e respiração. Através de recursos de imagens, você terá a oportunidade de entender realmente qual seria um nariz mais adequado para seu rosto.

A RINOPLASTIA pode mudar o formato de todo o nariz. Ela também pode ajustar uma pequena parte do nariz, tornando-o mais agradável e consistente com o resto do rosto.

Esses procedimentos também podem corrigir problemas respiratórios associados ao desvio de septo, hipertrofia de cornetos e outras nuances respiratórias.

O Dr. Erick Oliveira é especialista em fazer essas mudanças enquanto preserva a função do nariz para que a respiração seja confortável e funcional.

Nosso objetivo em nosso Consultório de Cirurgia Plástica em São Paulo é orientá—lo sobre as técnicas mais avançadas disponíveis em procedimentos modernos de cirurgia nasal e obter o resultado mais natural e estético possível.

“um nariz bonito é um nariz que deixa seu rosto mais bonito e não um nariz com cara de cirurgia plástica” - Dr Erick Oliveira

Em rinoplastia existem duas filosofias básicas para realizar a cirurgia. Rinoplastia redutora e Rinoplastia estruturada.

RINOPLASTIA TRADICIONAL
Na filosofia tradicional (rinoplastia redutora), os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz diminuído através da retirada de quantidades variáveis de cartilagem e osso.

No final da cirurgia apenas um curativo é colocado para tentar manter as estruturas em sua nova posição até que o tecido de cicatrização se forme e fixe as cartilagens em sua nova posição. Portanto, na Filosofia Redutora, os dois elementos principais que são responsáveis pela força estrutural de sustentação da pele(ligamentos e as cartilagens) são afetados. Fazendo assim que a estrutura do nariz fique mais vulnerável às forças intrínsecas e extrínsecas que tendem a estragar sua cirurgia com o tempo(mímica da face, traumas, peso da pele, pressão do ar nas narinas, tecido de cicatrização e manipulação do nariz). Com isso, existe uma maior chance de colapso da pele, gerando depressões, assimetrias, abaulamentos e redução dos calibres das vias aéreas, diminuindo o fluxo de ar em direção aos pulmões. Por isso que, infelizmente muitos pacientes relatam que o nariz tinha boa estética e função após a cirurgia e apresentou piora desses parâmetros ao longo do tempo.

RINOPLASTIA ESTRUTURADA
O maior risco de resultados desfavoráveis levou ao abandono da técnica redutora e a adoção da filosofia estruturada. Que foi desenvolvida pelos Drs Jack Gunter e Dr Rolling Daniel nos EUA a partir dos anos 90s.

Essa técnica, assim como na filosofia redutora, os ligamentos são interrompidos e as cartilagens diminuídas quando necessário. Inclusive, essa técnica oferece a possibilidade de aumentarmos também o esqueleto do nariz. Concomitantemente, otimizamos sempre a função respiratória através da correção de desvio de septo e hipertrofia de corneto. Ao final da cirurgia, diferentemente da filosofia redutora, enxertos de cartilagem retirados do septo, costela ou orelha são cuidadosamente esculpidos para serem utilizados para construir estruturas de suporte e ou reforçar as cartilagens remanescentes ao final da cirurgia.

Esses enxertos formam verdadeiras vigas de sustentação e por ser do próprio corpo do paciente não são rejeitados após a cirurgia.

Outra vantagem da filosofia estruturada é uso de pontos de fixação para fixar as cartilagens fortalecidas umas as outras ao final da cirurgia. Dessa forma, reconstruímos os ligamentos entre as cartilagens, diminuindo as chances de distorção após a cirurgia pelos tecido de cicatrização e as forças respiratórias.

Em conclusão, a grande vantagem da filosofia estruturada é oferecer ao paciente um nariz com estrutura esculpida e fortalecida por enxertos de cartilagem e pontos de fixação. Esta nova estrutura possui muito menos chances de ser distorcidas, aumentando significantemente a chance de resultados estéticos e funcionais mais previsíveis, consistentes e duradouros ao longo dos anos após a cirurgia.

A rinoplastia é realizada sob anestesia geral e normalmente leva de 3 a 6 horas, embora varie de caso para caso.

Durante a cirurgia, a pele do nariz é separada de sua estrutura de suporte de osso e cartilagem e esculpida na forma desejada. Estas estruturas são reconstituídas utilizando-se de enxertos de cartilagem e pontos de fixação precisos para alcançar o melhor resultado estético favorável e duradouro.

A pele é então recolocada sobre a nova estrutura, que agora apresenta novo contorno e forma mais adequada ao seu rosto.

Utilizando-se do melhor arsenal cirúrgico possível, seu pós operatório também pode ser mais tranquilo. Os pacientes saem respirando prontamente após a cirurgia. Apenas um par de splints internos são colocados no nariz permitindo sua respiração espontânea e um tala de splint externo que servirá para ajudar a reter o edema sobre a pele. Dor e rouxidão ao redor dos olhos não são queixas frequentes, uma vez que utilizamos de táticas cirúrgicas com tecnologia a nosso favor, isto é, cirurgia com anestesia geral e controle de saturação permitindo uma boa infiltração com pouquíssimo sangramento e também utilizamos bisturi com ponta de tungstênio visando minimizar o trauma cirúrgico.

Depois de entender como diferentes métodos podem ser adequados para cada situação, chegou o momento de conhecer mais sobre os tipos de cirurgia no nariz. Como dissemos, existem variações no procedimento de rinoplastia que são capazes de garantir resultados satisfatórios em cada caso. Por entender mais sobre cada uma delas, acompanhe.

• RINOPLASTIA ESTÉTICA
A rinoplastia estética, é aquela que tem como intuito resolver as demandas dos pacientes em relação ao formato do nariz. É por isso que ela pode ter muitas variações. Afinal de contas, existem pacientes que podem querer reduzir o nariz, outros que desejam aumentar, corrigir o dorso nasal ou a ponta. Enfim, são muitas possibilidades.

Ela pode ser dividida em PRIMÁRIA ou REVISIONAL
PRIMÁRIA: para narizes que nunca foram operados.
REVISIONAL: para narizes que já foram mexidos cirurgicamente, podendo ser “secundária”(que foi mexido uma só vez), terciária(pelo menos duas vezes) e assim por diante.

A Filosofia Estruturada é a sua tática operatória de eleição nas rinoplastias estéticas. Ela é capaz de oferecer todas as mudanças desejadas, com resultados prolongados e mais previsíveis que as técnicas convencionais. Neste procedimento, além de alterar a estrutura, remodelando partes importantes como a cartilagem e ossos, o cirurgião também reforça a estrutura nasal. É por isso que é comum haver enxertos e pontos de fixação para manter o nariz com uma boa base e com um resultado positivo a longo prazo.

• RINOPLASTIA FUNCIONAL
A rinoplastia funcional é um dos tipos de cirurgia no nariz que podem contribuir com o bem-estar do paciente. Isso porque sua função é corrigir a estrutura em busca das melhorias funcionais na respiração. Ou seja, caso haja um desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos, o profissional fará modificações para permitir que a passagem de ar seja perfeita. Essa cirurgia também pode ser associada a mudanças estéticas, caso seja possível e o paciente queira resolver ambas demandas de uma vez.

• RINOPLASTIA REPARADORA
Esta modalidade cirúrgica serve para correções de nariz tanto de amputação de partes da anatomia nasal como traumas específicos. Paciente que foram acometidos por neoplasias de pele que em seu tratamento perderam algum segmento do nariz, ferimentos por traumas ou deformidades adquiridas por uso de substancias inalatórias ou preenchedores deletérios à estrutura de nariz tem a opção de uma reconstrução nasal e composição de sua unidade anatômica perdida.

• RINOMODELAÇÃO
Embora a abordagem cirúrgica de rinoplastia seja o procedimento eletivo para tratamento estético do nariz por possibilitar melhor modelação e resultados duradouros, ela pode não se encaixar para todos. Muitas vezes, custo, tempo de recuperação, insegurança para um procedimento definitivo, podem ser impeditivos para os pacientes, sem mencionar medo e ansiedade que acompanha qualquer cirurgia e, principalmente, a cirurgia da face.

Para estes pacientes insatisfeito com o formato do seu nariz e que se encaixam na categoria acima, a Rinomodelação, dentro de um grupo específico, pode ser uma boa alternativa.

Este é um procedimento que modela o nariz com preenchimento de acido hialurônico e/ou fios de tração. O acido hialurônico usado nas harmonizações faciais é uma substância reabsorvida pelo organismo e que pode ter seu efeito revertido facilmente.

O que é possível alterar com a RINOMODELAÇÃO?

• Elevação da ponta nasal;
• Disfarçar a giba nasal;
• Corrigir pequenas assimetrias.

O procedimento é realizado depois de uma análise detalhada da anatomia do nariz e o problema a ser alterado. O ácido hialurônico ou fios de tração e volume são posicionados em regiões previamente definidas. A duração do procedimento é de uma hora e o paciente pode voltar as suas atividades brevemente.

Com um conhecimento detalhado da anatomia nasal cirúrgica, a rinomodelação realizada por um profissional especialista em rinoplastia pode ser uma opção segura que atenda suas necessidades de harmonia facial e também, para pacientes que tem insegurança com resultado estético definitivo, ela funcionaria com um bom “test-drive” para uma cirurgia futura.