+55 11 4302-6467

+55 11 97604-8798

clinica@drerickoliveira.com.br

Para um rosto atraente, todas as estruturas devem estar bem equilibradas e em suas posições. Se o nariz estiver inclinado, não importa o quão ligeiramente desviado, o equilíbrio é facilmente comprometido. Chamamos de antimeria a relação de uma estrutura anatômica com outra, seja ela: distância, tamanho ou forma. Quando essa relação harmônica é quebrada…. Você, tem a opção de considerar uma cirurgia de rinoplastia para corrigi-la!

Embora toda cirurgia tenha seus prós e contras, um especialista em plástica no nariz poderá ajudá-lo a remodelar e melhorar a estrutura e a posição do seu nariz. Isso eventualmente contribui para mais confiança e realce de sua beleza natural.

O QUE É RINOPLASTIA?

A rinoplastia é um procedimento de remodelagem nasal feito para melhorar o nariz de um paciente em relação à sua forma, simetria e tamanho. O efeito é a correção da antimeria das estruturas da face, com um nariz mais proporcional trazendo uma postura mais harmônica para cada rosto.

Quando esse procedimento é conduzido por um especialista em cirurgia plástica, a experiência costuma ser recompensadora. Muitos nem mesmo dizem onde está a cicatriz, pois o efeito parece natural.

QUAIS AJUSTES PODEM SER FEITOS NO NARIZ?

A rinoplastia moderna conta com um arsenal técnico muito mais amplo, Permitindo o cirurgião remodelar suas estruturas nasais a partir da pele, cartilagem e osso, dependendo das necessidades do paciente. Permite:

  • Fazer um relevo mais suave no dorso nasal
  • Endireitar o nariz como um todo
  • Reduzir ou Aumentar seu comprimento
  • Ajustar o tamanho da ponta nasal bulbosa
  • Estreitar se for muito largo ou alargar se muito estreito
  • Corrigir lesões
  • Restaurar a simetria
  • Melhorar as dificuldades respiratórias desbloqueando as passagens nasais

QUEM É O CANDIDATO CERTO PARA UMA RINOPLASTIA?

Há muito tempo, as mulheres estão na vanguarda em muitas cirurgias estéticas. Quando vista de maneira geral, a cirurgia de rinoplastia pode beneficiar pessoas de todas as idades. Na verdade, em 2019, os procedimentos do nariz estavam entre as cinco cirurgias estéticas mais procuradas..

É importante observar que o paciente deve ter o nariz totalmente desenvolvido antes de realizar tais cirurgias. Isso reduz o limite de idade para cerca de 13 anos para meninas e 15 anos para meninos. O paciente também deve provar alguns níveis significativos de maturidade psicossocial antes que a cirurgia do nariz se torne uma opção.

Embora as possibilidades sejam infinitas para esse tipo de cirurgia, o paciente também precisa ter expectativas realistas. Alguns níveis de perfeição simplesmente não são atingíveis. No entanto, isso não significa que os resultados não possam ser tão próximos.

TIPOS DE CIRURGIA DE RINOPLASTIA

A maioria das formas de procedimentos cirúrgicos depende do indivíduo e da técnica que o cirurgião escolhe para a ocasião. O resultado desejado e a anatomia do paciente sempre ditarão o tipo abordagem técnica recomendada.

RINOPLASTIA ABERTA

O especialista em plástica no nariz faz uma pequena incisão sob o nariz, ao redor de sua columela nasal (região entre a ponta e as narinas) com prolongamentos sob as narinas. Assim, ele descola toda a pele sobre o nariz, permitindo assim acesso completo a todo o framework nasal (estrutura nasal). Com as estruturas visíveis,  ele pode remodelá-la adequadamente. A abordagem permite procedimentos muito extensos, ao mesmo tempo que mantém possíveis cicatrizes fora da vista de todos.

RINOPLASTIA FECHADA

Nesse caso, o especialista faz as incisões por dentro, não sendo necessária uma abertura significativa. A abordagem é mais comum para pacientes com pequenas necessidades de ajuste.

O procedimento só deve ser realizado para pequenas reestruturações para evitar complicações que vêm com procedimentos extensos, uma vez que o cirurgião não VÊ EXATAMENTE O QUE ESTÁ ABORDANDO.

RINOPLASTIA SECUNDÁRIA OU REVISIONAL

Alguns procedimentos iniciais podem não ter funcionado conforme o esperado. Nesse caso, o cirurgião pode ter que fazer uma revisão, também conhecida com rinoplastia secundária. O processo normalmente é aberto, pode envolver enxertos de cartilagem de costela, septo ou orelha, dependendo da nova meta esperada.

RINOPLASTIA DE PREENCHIMENTO

Este é de longe o menos invasivo de todos os tipos de rinoplastia listados. Alguns não consideram que seja uma cirurgia, pois não há cortes e pontos envolvidos. O cirurgião usa preenchimentos injetáveis, normalmente absorvíveis, para concluir o procedimento, preenchendo depressões individuais. É usado para refinar as pontas do nariz, dar volume para depressões no dorso e corrigir certas        assimétricas laterais.

O procedimento, entretanto, não é tão duradouro quanto a rinoplastia propriamente dita. Portanto, um paciente pode ter que voltar para correções ou revisões com frequência, talvez anualmente.

Alguns fios de ancorgem mais modernos podem ser utilizados para promover nova integração de colágeno e endireitar ou realinhar a ponta(empinar a ponta).

COMO ALGUÉM SE PREPARA PARA UMA CIRURGIA DE NARIZ?

Para garantir que você esteja totalmente pronto para uma operação de rinoplastia, você precisará estar atualizado com todos os ítens listados abaixo antes mesmo que sua operação ocorra:

Avaliações médicas e exames laboratoriais completos

Em alguns casos, você precisará tomar medicamentos diferentes ou ajustar as doses atuais

Pare de fumar um mês ou mais antes do procedimento

Evite medicamentos antiinflamatórios ou suplementos de ervas, pois isso pode aumentar o sangramento

Certifique-se de que seu cirurgião seja certificado e altamente recomendado para conduzir o procedimento.

VIDA APÓS RINOPLASTIA

Muitos pacientes esquecem que o pós operatório também faz parte da cirurgia. Isso significa que você terá que entender o que é preciso para cuidar de sua saúde após o tratamento.

Vá com calma, pelo menos nas primeiras uma ou duas semanas, dependendo do tipo de rinoplastia que você fez.

Se houver algum medicamento envolvido, certifique-se de seguir a prescrição.

Caso haja inchaço excessivo, entre em contato com o seu cirurgião o mais rápido possível.

Você está buscando um ajuste em sua estrutura nasal? Contate-nos hoje para mais informações.