Blog

rinoplastia estruturada

Rinoplastia estruturada: conheça o processo e suas vantagens

POR netlinks | mar 17, 2022 | Rinoplastia

Se você tem vontade de passar por uma Rinoplastia, precisa saber que existem algumas variações do processo. Por isso, é possível encontrar soluções específicas para cada demanda. A Rinoplastia estruturada é uma delas e, neste post, você poderá conhecê-la melhor.

A técnica tem muitos benefícios, principalmente quando observamos a estrutura nasal do paciente. Mas isso não é tudo! Há vários detalhes importantes sobre o assunto, mas nem sempre é fácil encontrar conteúdos confiáveis por aí. 

Aliás, precisamos lembrar que os resultados da sua cirurgia dependem da escolha do profissional. Ou seja, é preciso alinhar métodos de qualidade com o trabalho de um especialista em RinoplastiaEsse não é um mero detalhe e faz toda a diferença. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é uma Rinoplastia Estruturada

Para quem deseja fazer alterações no nariz, a rinoplastia estruturada é uma opção bem interessante. Isso porque, estamos falando de um processo cirúrgico que não só altera, como reforça a estrutura do nariz

Por isso, apesar de se tratar de uma cirurgia mais desafiadora, ela é ainda mais benéfica para o paciente e garante resultados a longo prazo. Além de, é claro, atuar de forma eficaz na parte estética e funcional do nariz. 

Portanto, na rinoplastia estruturada, o cirurgião trabalha com o intuito de remodelar o nariz de acordo com o desejo do paciente. O diferencial é que ele tenta preservar mais os ossos e cartilagem originais, fortalecendo suas estruturas por meio de vigas/estacas de cartilagens, além de pontos de sutura específicos. Com isso, reforça o framework do nariz.

Inclusive, a técnica conta com os enxertos de cartilagem que ajudam a reforçar toda a composição do nariz e pontos de sutura específicos, que simulam os ligamentos próprios do nariz .

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? O Dr. Érick preparou um vídeo em que explica, de forma simples e prática, como tudo funciona. Confira!

Rinoplastia Convencional x Rinoplastia Reducional: entenda as diferenças

Agora que já sabe um pouco sobre a rinoplastia estruturada, é ideal que você entenda porque ela é diferente da rinoplastia reducional. Desse modo, é possível ter uma visão ainda mais completa sobre os processos.

A informação é indispensável para uma decisão segura. Por isso, aprenda um pouco mais sobre o tema!  

paciente passando por uma rinoplastia estruturada

Cicatrização

Uma das maiores diferenças entre uma rinoplastia estruturada e a convencional está ligada à própria cicatrização. No procedimento convencional, a redução da parte óssea e cartilaginosa pode causar rompimentos no tecido e ligamentos, o que faz com que o tecido de cicatrização seja a “cola” necessária para estabilizar o nariz no pós operatório. Desta forma, um bom curativo é essencial para estabilizar o nariz enquanto cicatriza.

Na rinoplastia estruturada, a cicatrização tende a ser melhor. Isso se deve aos enxertos de cartilagem e pontos que conseguem reforçar a estrutura do nariz, orientando assim o tecido de cicatrização em formação. Por isso, o curativo é apenas um complemento para conter o inchaço no pós operatório.

Resultados a longo prazo

Outro diferencial entre os tipos de rinoplastia é a longevidade dos resultados. Como explicamos, na cirurgia estruturada, o cirurgião trabalha mantendo a estruturação do nariz fortalecida por enxertos e pontos de fixação específicos.

Com isso, não só há bons resultados na harmonia estética do nariz, como a própria estrutura nasal ganha um reforço para evitar qualquer distorção ou problema.

Já na rinoplastia convencional, os resultados podem se alterar ao longo do tempo, justamente pela redução da estrutura óssea e da cartilagem na região, sendo apenas a cicatrização responsável pela estabilização disso tudo.

Risco de deformações

Todos os pontos que já mencionamos até aqui, também estão ligados aos riscos de deformação. Como na rinoplastia estruturada, todo o alicerce do nariz é mais preservado, o nariz mantém uma composição mais completa. 

Desse modo, temos uma técnica mais moderna e que ajuda a evitar cirurgias de correção e também tem a capacidade de corrigir narizes com deformidades prévias. Afinal, as chances de o resultado se alterar são menores que a convencional.

Colocação de pontos de fixação

Por fim, precisamos destacar que o próprio procedimento é diferente. Na cirurgia estruturada, o cirurgião faz alterações no contorno do nariz sempre com o cuidado de conservar melhor toda a região. Para isso, pode usar enxertos e pontos de fixação. 

Esse reforço estrutural é o que permite que o paciente tenha mais segurança em relação aos resultados. Isso não ocorre no método reducional, em que o médico retira cartilagens e partes dos ossos sem nenhum reforço

As vantagens de uma Rinoplastia Estruturada

Após conhecer tantos detalhes sobre a rinoplastia estruturada, é possível perceber que esse procedimento tem diversos benefícios, especialmente quando o comparamos com outros métodos.  

De fato, essa rinoplastia é muito vantajosa. A seguir, resumimos os seus principais pontos positivos. Confira!

antes e depois da rinoplastia estruturada em uma mulher

Ajuda a fortalecer o esqueleto nasal

Além de remodelar e reposicionar os elementos da região, o cirurgião também reforça a parte estrutural do nariz. Com isso, o paciente tem um resultado completo: ganha mais harmonia facial e ainda fica com um nariz mais resistente, de forma definitiva.  

Rinoplastia estruturada previne deformações ao longo dos anos

Por ser justamente um processo que oferece um reforço para a parte óssea e cartilaginosa do nariz, a rinoplastia estruturada também ajuda a evitar deformidades. 

É importante destacar que vários tipos de alterações podem acontecer no nariz ao longo do tempo. Isso porque, o envelhecimento, o peso da pele, a mímica da face e a própria respiração podem afetar a posição das cartilagens. No entanto, o método estruturado ajuda a prevenir essas deformações

Dá mais segurança para o médico trabalhar

Devido aos bons resultados que a rinoplastia estruturada oferece, ela é um processo muito mais seguro para o profissional responsável (desde que seja qualificado). Afinal de contas, pode entregar todo o resultado esperado pelo paciente, de forma ainda mais consistente e durável

Além disso, durante a cirurgia, o médico consegue trabalhar com mais segurança. Esse é um ponto importante, pois garante um resultado mais previsível comparado com a técnica convencional.

A importância de escolher um especialista em Rinoplastia

Depois de conhecer todas essas informações sobre a rinoplastia estruturada, não podemos deixar de reforçar a importância de procurar um especialista. 

Uma intervenção no nariz é um processo delicado e que requer o máximo de cuidados e conhecimento para alcançar bons resultados. É por meio de uma cirurgia de qualidade que o seu bem-estar e sua autoestima estarão garantidos. 

Assim, dê preferência por profissionais que possuem uma especialização na área e ampla experiência. 

Agende uma avaliação com o Dr. Érick Oliveira!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a rinoplastia estruturada? Essa é uma técnica importante para corrigir detalhes no nariz e garantir seu pleno funcionamento. 

Por ser um procedimento moderno e complexo, você precisa confiar em um  profissional capacitado. Nesse caso, o Dr. Erick Oliveira pode ajudar. Além de mais de 10 anos de experiência e fellowship em rinoplastia nos Estados Unidos, foi responsável pela cirurgia de face em um grande importante hospital em São Paulo. Não perca tempo e marque sua consulta!