Blog

enxerto no nariz

Tire suas dúvidas sobre o enxerto no nariz

POR | fev 4, 2022 | Dr Erick Oliveira, Rinoplastia

Se você está pensando em fazer uma Rinoplastia, é provável que tenha lido algo a respeito da realização de enxerto no nariz. Embora muito comum, o procedimento pode gerar dúvidas nos pacientes e, por isso, preparamos este post.

Como sempre, o primeiro passo para o sucesso da sua cirurgia é procurar um especialista em Rinoplastia. O acompanhamento de um profissional qualificado o ajudará a tirar suas dúvidas e garantirá a escolha da técnica mais adequada ao seu caso.

O que percebemos é que muitas pessoas têm medo de realizar intervenções cirúrgicas no nariz e a maioria dessas inseguranças estão relacionadas à falta de informações confiáveis.

Entender como tudo acontece é o primeiro passo para estar seguro de sua decisão. Então, leia o post e saiba mais sobre o enxerto de cartilagem no nariz!

O que é enxerto no nariz?

o que é enxerto no nariz

O termo enxerto se refere a um procedimento cirúrgico que visa implantar fragmentos ósseos ou de cartilagem em uma determinada parte do corpo, como no nariz. Em uma Rinoplastia, é possível que o cirurgião plástico identifique essa necessidade.

Em geral, o processo precisa ser cuidadosamente executado. Isso porque, caso o tecido implantado não receba vascularização sanguínea, ele morre ou pode ser rejeitado pelo organismo humano.

Para que serve esse procedimento?

O enxerto no nariz é um procedimento que pode ter duas finalidades: repor a cartilagem perdida em uma primeira Rinoplastia e dar mais estrutura ao nariz.

Sendo assim, é possível dizer que ele é muito comum em Rinoplastia Secundária, especialmente quando o resultado da primeira cirurgia não agrada e há a necessidade de se corrigir detalhes de formato e tamanho do nariz.

Quais os tipos de enxerto no nariz?

Como destacamos, o enxerto no nariz consiste na implantação de um tecido vivo nessa estrutura. O procedimento mais comum é o enxerto de cartilagem, mas é possível realizar um enxerto ósseo e, também, um enxerto de gordura.

Nesse último caso, o cirurgião retira a gordura de uma ou mais áreas do corpo e a coloca no nariz. A técnica pode ser empregada com finalidade estética ou reconstrutora, preenchendo irregularidades ou ampliando a estrutura.

No caso de enxerto de cartilagem, o médico coleta fragmentos de cartilagem de outra parte do corpo do paciente e a utiliza para remodelar o nariz. Esse tecido pode ser encontrado em várias partes do corpo, mas o mais comum é a sua retirada das costelas ou orelhas.

Quando é necessário fazer um enxerto no nariz?

quando é necessário fazer um enxerto no nariz

Até aqui, você já recebeu várias informações importantes sobre esse procedimento cirúrgico. Mas é possível que ainda esteja em dúvida sobre a indicação da realização de um enxerto no nariz. Afinal, em quais situações ele deve ser feito?

Existem inúmeros casos e isso precisa ser bem discutido com o seu cirurgião — que precisa ser especialista em Rinoplastia e ter experiência nessa cirurgia. Veja algumas dessas indicações:

  • reduzir cicatrizes e deformações no nariz provenientes de uma Rinoplastia errada;
  • suavizar cicatrizes provenientes do tratamento do câncer de pele;
  • preencher partes do nariz que se perdem com o envelhecimento;
  • dar mais estrutura para o nariz;
  • definir melhor os contornos do nariz;
  • disfarçar pequenas irregularidades no nariz que incomodam o paciente;
  • levantar a ponta do nariz;
  • melhorar a projeção nasal;
  • aumentar a ponta do nariz;
  • corrigir a “síndrome do nariz curto” em pessoas que tiveram fenda palatina.

Como a etnia pode influenciar nesse tipo de cirurgia?

As pessoas são diferentes, por isso é esperado que existam vários tamanhos e formatos de nariz. Mas há um aspecto que chama a atenção, que é a etnia do paciente.

Sua origem étnica afeta suas características faciais e podem exigir métodos e abordagens cirúrgicas distintas. Afinal, o que funciona para um paciente caucasiano pode não funcionar para um asiático ou afrodescendente.

Levando em consideração que o povo brasileiro é bastante miscigenado, esse é um detalhe que precisa ser avaliado. Aliás, esse é mais um motivo para procurar um especialista em Rinoplastia, uma vez que estamos falando de alterações importantes em sua face e fisionomia.

Algumas cirurgias do nariz ficam tão famosas entre certos povos que ganham até uma denominação. É o caso dos descendentes de asiáticos, que procuram pela Rinoplastia Asiática. Esses pacientes têm ossos e cartilagens nasais pouco desenvolvidos, o que faz com que o nariz não tenha muita projeção.

Com uma ponta mais estreita e pequena, eles costumam procurar ajuda médica para aumentar o nariz e torná-lo mais harmônico ao rosto. Isso pode ser feito por meio de próteses sintéticas ou com cartilagem, que é natural e tem menos chances de rejeição.

Quais as vantagens do enxerto no nariz?

A realização de um enxerto no nariz é muito comum. Isso ocorre porque o procedimento é seguro e tem muitas vantagens. Ou seja, diversos fatores positivos contribuem para que os cirurgiões plásticos recorram à técnica. Confira!

É um tecido natural

O grande diferencial de se fazer um enxerto ao invés de utilizar uma prótese é que o tecido utilizado é natural. A cartilagem, o osso ou a gordura são provenientes do corpo do próprio paciente. Com isso, as chances de sucesso são maiores.

O mais comum é a fácil incorporação do tecido ao nariz, sem respostas imunológicas negativas, inflamações, infecções ou rejeição do organismo — o que pode causar muito transtorno e exigir uma nova cirurgia.

Proporciona um resultado mais harmônico

Além disso, como estamos falando de uma parte do seu próprio corpo, é esperado que o seu nariz fique mais harmônico e natural. Isso porque, o enxerto tende a se misturar com a estrutura de forma suave e sem marcações.

Vale destacar que a cartilagem é um tecido que oferece flexibilidade e firmeza ao mesmo tempo. Por isso, ela é muito indicada em procedimentos que visam remodelar a ponta do nariz, construir a ponte nasal ou aumentar o nariz.

Marque uma avaliação com um especialista em Rinoplastia!

Este post foi útil para você? Apesar de gerar muitas dúvidas e inseguranças, o enxerto no nariz é um procedimento muito comum e tem uma alta taxa de sucesso. No entanto, os resultados dependem diretamente da escolha de um bom profissional.

É fundamental pesquisar sobre a reputação do médico e verificar sua qualificação para conduzir a cirurgia. O Dr. Érick Oliveira fez especialização em Rinoplastia nos EUA e tem mais de 10 anos de experiência. Marque sua avaliação agora mesmo!

pornjk, pornsam, xpornplease, joyporn, pornpk, foxporn, porncuze, porn110, porn120, oiporn, pornthx, blueporn, roxporn, silverporn, porn700, porn10, porn40, porn900