Blog

A rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha é uma possibilidade.

Rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha: entenda quando é necessário

POR drerickoliveira | jul 7, 2022 | Rinoplastia

Você já ouviu falar na rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha? A Rinoplastia tem sido uma solução para os brasileiros que desejam cuidar da sua feição e corrigir certas imperfeições. 

O rosto é a nossa porta de entrada para o mundo. Por isso, é tão importante cuidar dos traços que temos e deixá-lo cada vez mais harmônico e elegante. 

Mas, alguns nomes podem parecer difíceis e buscar entender o que cada um significa é ideal para tomar uma decisão assertiva sobre o que deseja fazer. 

Dessa forma, além de conhecer mais sobre esses procedimentos, saiba que é fundamental buscar um Especialista em Rinoplastia. Afinal, será possível ter total segurança e garantir resultados de qualidade. 

Confira as informações que separamos sobre rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha para saber mais e escolher o melhor procedimento para o seu rosto. 

O que é cartilagem? 

A cartilagem, ou tecido cartilaginoso, é um tecido conjuntivo de consistência elástica com algumas características estruturais. Ou seja, é o tecido que fica entre as junções dos ossos (por exemplo, costelas e traquéias do pulmão) ou que dá forma e estruturação para alguns locais, como nariz e orelha. 

Ela também reveste algumas superfícies como as articulações, diminuindo assim aderências, ajudando na mobilidade e absorvendo choques. 

Como a cartilagem está em várias partes do corpo, em casos de cirurgias é possível reaproveitar o tecido de um local para outro. Como em uma rinoplastia com enxerto de cartilagem de septo, costelas ou orelhas.

Além disso, em algumas situações a cartilagem pode ser substituída por outras adaptações não orgânicas. No entanto, o mais usual é utilizar a humana do seu próprio organismo. 

A rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha é uma opção em casos de exceção.

Afinal, o que é uma rinoplastia com enxerto de cartilagem? 

A rinoplastia é uma remodelação do nariz, acertando algumas imperfeições e criando maior harmonia para os traços. 

Por ser um procedimento complexo que compromete o rosto, é fundamental que seja feito por um profissional habilitado e com experiência. Como indicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

A cartilagem é o que dá forma ao nariz, e é por isso que ela é modificada e se utiliza enxertos durante a rinoplastia. 

O ideal é a utilização da cartilagem septal (do próprio nariz) ou cartilagem de costela. Pelo fato dessas duas cartilagens serem classificadas como cartilagem hialinas.

Diferentemente das cartilagens da orelha, classificadas como “cartilagem elástica”, elas possuem propriedades muito mais apropriadas para a estruturação do esqueleto nasal. O que promove forma e resistência. No entanto, nem sempre é possível pela falta do tecido na região. 

Nesse caso, teremos que utilizar de outras cartilagens do corpo, daí uma opção boa seria a cartilagem hialina das orelhas. Embora não promova uma boa sustentação ou estruturação, ainda sim é uma boa alternativa cirúrgica frente aos materiais não orgânicos disponíveis. 

Em quais situações esse enxerto é necessário? 

O enxerto de cartilagem de orelha é necessário sempre que o tecido cartilaginoso septal ou cartilagem de costela não é suficiente.

Ou quando se mostram inviáveis para a remodelação (costelas de pacientes mais velhos, por exemplo, perdem a elasticidade com a idade). Assim como quando o nariz sofreu alguma lesão e a cartilagem do septo foi danificada. 

Para corrigir traumas causados na região nasal é feita a rinoplastia reparadora. Ela visa restabelecer a estrutura do nariz sem deixar nenhuma deformidade. 

Mesmo que exista a rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha, o ideal é que a utilização seja sempre da cartilagem septal ou da costela. 

Isso porque, a cartilagem da orelha é mais frágil, com uma elasticidade que pode alterar a forma do nariz com o tempo. 

Quais vantagens ele pode oferecer  

O enxerto permite que o profissional construa o nariz com material suficiente para o modelo ideal. Já que nem sempre o paciente conta com uma quantidade boa de cartilagem septal. 

Não importa o gênero, todo mundo pode ganhar um rosto mais elegante e harmonioso com a rinoplastia. Desde que bem elaborada e acompanhada por um profissional. 

Os homens são uma parcela importante que pode utilizar da rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha, septal ou da costela. Lembrando sempre que a cartilagem da orelha é uma exceção. 

Busque a orientação do profissional sempre que quiser fazer alguma intervenção plástica no rosto. 

Rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha: entenda quando é utilizada

Se a rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha é uma exceção, é importante saber quando ela pode ser recomendada. 

Essa recomendação acontece especialmente quando o paciente sofre algum trauma que danifica partes do nariz como a ponta. Nesse caso, a modelagem pode ser mais elástica e contar com o tecido retirado da orelha. 

Muitas vezes a rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha conta também com o tecido cartilaginoso de outro lugar, como o septal ou da costela para a formação da estrutura. 

Esse é um tecido de composição que precisa ser utilizado em último caso, como na falta dos do nariz e da costela. 

A rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha é necessária em alguns casos.

Rinoplastia com enxerto de cartilagem: conheça outros tipos de enxertos

É preciso saber tudo sobre rinoplastia para escolher bem como fazer o procedimento. Existem tipos diferentes de enxerto e cada um deles pode garantir uma durabilidade diferente ou até mesmo um resultado final. 

Cada profissional deve orientar de maneira correta o que deve ser feito e utilizado na cirurgia plástica. Mas é importante chegar munido de informações para fazer as perguntas corretas sobre o procedimento. 

Por isso, entenda mais sobre os tipos de enxertos que podem ser feitos, além da rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha. 

Enxerto de cartilagem da costela 

A rinoplastia com o uso da cartilagem da costela tem maior suporte e durabilidade. O tecido cartilaginoso dessa região precisa ter maior resistência contra impactos, e por isso, garante maior sustentação nos casos de enxerto.

Depois da cartilagem nasal, ou septal, a cartilagem da costela é a ideal para cirurgias que precisam estruturar regiões, como é o caso da rinoplastia. 

Independentemente dos tipos de nariz que podem ser obtidos como resultado da rinoplastia, é importante utilizar um material durável que garanta uma boa estética. 

Busque sempre saber da possibilidade de utilizar o tecido cartilaginoso da costela na cirurgia. A rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha é feita apenas em alguns casos. 

Enxerto de cartilagem do septo

A cartilagem do septo ou septal, é a própria cartilagem do nariz que pode ser remodelada durante a rinoplastia. Ela tem as mesmas características da cartilagem da costela, pois as duas são classificadas como cartilagem hialina.

O que acontece muitas vezes, é que esse tecido tem quantidade limitada e precisa do enxerto para melhor resultado. 

Então, busca-se cartilagens da região do nariz de outros para fazer o molde. Como é uma cartilagem resistente e de fácil acesso (área doadora muito próxima) e já de acordo com a necessidade que a região tem, essa é sempre a recomendada em primeiro lugar. 

Diferentemente da rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha que pode sofrer alterações com o tempo. 

Deseja fazer uma rinoplastia? O Dr. Erick Oliveira pode te ajudar! 

Tanto quando se trata da rinoplastia com enxerto de cartilagem da orelha, quanto de qualquer outro tipo, é fundamental procurar por um profissional que seja especialista e habilitado. 

Para isso, contem com o Dr. Erick Oliveira, que é especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica há mais de 10 anos. 

Afinal de contas, uma cirurgia plástica conta com a experiência profissional para um ótimo resultado. Entre em contato e agende a sua consulta com o Dr. Erick Oliveira