Blog

tipos de cirurgia no nariz capa

Saiba quais são os tipos de cirurgia no nariz e como é o pós operatório

POR drerickoliveira | jun 8, 2022 | Dr Erick Oliveira, Rinoplastia

Você sabia que existem diferentes tipos de cirurgia no nariz? Pois é, a Rinoplastia é um procedimento que pode contar com técnicas distintas, ideais para atender cada demanda dos pacientes. 

Dessa forma, estamos falando de um procedimento que busca resultados satisfatórios, mantendo traços harmoniosos na face do paciente. Por isso, é tão importante buscar um Especialista em Rinoplastia para garantir o sucesso da cirurgia. 

Confira mais sobre os tipos de procedimentos e como eles podem ser adequados para cada demanda. 

Qual a razão de um paciente fazer cirurgia no nariz?   

A rinoplastia é uma cirurgia delicada e muito versátil, uma vez que ela pode ajudar em diferentes demandas. É por isso que podem existir diferentes razões para que um paciente busque esse procedimento. 

Para começar, a rinoplastia é muito útil para mudanças estéticas. Se a pessoa está incomodada com o formato do nariz, é possível realizar alterações na estrutura nasal para ter um resultado mais harmônico. 

Dessa forma, há casos de alterações na região da giba nasal, na base larga ou na ponta caída e bulbosa. Ou seja, mudanças que podem ajudar na autoestima do paciente, trazendo um resultado equilibrado para a face.

Ao mesmo tempo, esse é um procedimento que pode auxiliar em demandas funcionais, quando a pessoa não está respirando direito. Logo, o profissional é capaz de fazer mudanças na estrutura para beneficiar a passagem de ar. 

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil se tornou líder mundial em cirurgias plásticas no mundo. Em 2018, foram feitos 1,498 milhão de procedimentos, sendo a rinoplastia uma das mais procuradas. 

Assim, conseguimos perceber que este é um procedimento capaz de suprir muitas demandas. 

tipos de cirurgia no nariz

Por que há vários tipos de cirurgia no nariz?  

Ao longo deste conteúdo, você poderá conhecer os tipos de cirurgia no nariz, mas antes de tudo é preciso entender os motivos por trás dessa variedade de procedimentos. 

Dessa forma, precisamos ter em mente que cada cirurgia é única, devido às características e demandas dos pacientes. Ou seja, cada indivíduo irá demandar um cuidado específico, assim como técnicas que se aplicam melhor a cada situação. 

Dependendo do tipo de nariz, a mudança desejada e as condições do paciente, o cirurgião pode optar por diferentes métodos que vão ser capazes de oferecer um bom resultado. 

Logo, o cirurgião deve estar preparado para aplicar as melhores técnicas que vão permitir um resultado mais natural e que traga melhoras na aparência da face. E claro, sem esquecer da funcionalidade. 

Com diferentes tipos de cirurgia é possível buscar cada vez mais por resultados perfeitos que vão satisfazer os pacientes e trazer melhorias para suas vidas. O que une técnicas modernas e eficientes, com o trabalho cuidadoso de profissionais especializados.

Quais os tipos de cirurgia no nariz?  

Depois de entender como diferentes métodos se adequam para cada situação, chegou o momento de conhecer mais sobre os tipos de cirurgia no nariz. 

Como dissemos, existem variações no procedimento de rinoplastia que são capazes de garantir resultados satisfatórios em cada caso. Por entender mais sobre cada uma delas, acompanhe.

Rinoplastia estética  

Já a rinoplastia estética, é aquela que tem como intuito resolver as demandas dos pacientes em relação ao formato do nariz. É por isso que ela pode ter muitas variações. 

Afinal de contas, existem pacientes que podem querer reduzir o nariz, outros que desejam aumentar, corrigir o dorso nasal ou a ponta. Enfim, são muitas possibilidades.

Existem dois tipos de filosofias cirúrgicas para realizar esta cirurgia:

Filosofia Reducional

A Rinoplastia Reducional é a técnica mais convencional de Rinoplastia Estética. Nela, a estrutura nasal é remodelada sem sua estruturação devida, causando enfraquecimento das cartilagens entre sí. 

Isso ocasiona maior desequilíbrio estético ao longo dos anos pelas forças extrínsecas e intrínsecas da face(respiração, mímica da face, manipulação do nariz, envelhecimento do rosto e forças de cicatrização).

Seu curativo pós cirúrgico é essencial no resultado, pois mantém as estruturas fixas enquanto o tecido de cicatrização “cola”essas estruturas entre sí, mantendo a forma esculpida na cirurgia.

Filosofia Estruturada 

A Rinoplastia Estruturada é um procedimento mais apurado para a realização da rinoplastia estética. Ela é capaz de oferecer todas as mudanças desejadas, com resultados prolongados e mais precisos. 

Neste procedimento, além de alterar a estrutura, remodelando partes importantes como a cartilagem e ossos, o cirurgião também reforça a estrutura nasal

É por isso que é comum haver enxertos e pontos de fixação para manter o nariz com uma boa base e com um resultado positivo a longo prazo.

Nesta cirurgia, o curativo é um adereço apenas com a finalidade de diminuir o edema, sem qualquer função de fixar as estruturas, uma vez que utilizamos de cartilagens e pontos específicos de fixação.

Rinoplastia funcional  

A rinoplastia funcional é um dos tipos de cirurgia no nariz que podem contribuir com o bem-estar do paciente. Isso porque sua função é corrigir a estrutura em busca das melhorias funcionais na respiração

Ou seja, caso haja um desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos, o profissional fará modificações para permitir que a passagem de ar seja perfeita

Essa cirurgia também pode ser associada a mudanças estéticas, caso seja possível e o paciente queira resolver ambas demandas de uma vez. 

Rinoplastia étnica  

No caso de uma rinoplastia étnica, a ideia é realizar alterações para suavizar os traços étnicos que podem incomodar o paciente. Ou seja, aquelas características marcantes que acabam atrapalhando a autoestima da pessoa. 

Sendo assim, ela pode corrigir bases largas, ponta caída e outros detalhes, respeitando as características e buscando um resultado que seja harmônico. 

Rinoplastia secundária

Entre os tipos de cirurgia no nariz, também temos a rinoplastia secundária ou revisional, feita quando o paciente já passou por um procedimento anterior e os resultados não foram satisfatórios. 

Desse modo, o intuito é corrigir o que foi feito, seja melhorando a parte estética ou mesmo a parte funcional. Esse processo costuma ser, ainda, mais delicado, uma vez que a estrutura do nariz já sofreu alterações e pode estar mais “frágil”. 

Ela também se chama de terciária, quaternária e assim por diante, dependendo do número de cirurgias prévias que o paciente realizou.

Rinoplastia pós-traumática

Por fim, temos a rinoplastia pós-traumática, que é ideal para casos em que o paciente sofreu trauma na região, que resultaram em problemas na parte funcional ou formato do nariz. 

Dessa forma, é uma cirurgia que irá corrigir esse problema, podendo envolver enxertos para conseguir manter a estrutura reforçada e no formato ideal. 

cirurgia no nariz

Como é o pós-operatório da rinoplastia?  

O pós-operatório é um período bastante tranquilo, principalmente se o paciente seguir todas as recomendações do médico responsável. 

Sendo assim, é essencial fazer um repouso nos primeiros dias e evitar atividades que podem ser muito bruscas e impactantes nos primeiros dois meses. 

Do mesmo modo, o paciente deve evitar exposição ao sol, precisa cuidar do curativo e precisa manter uma boa alimentação. 

Ao contar com o acompanhamento de um profissional especializado, seguindo todas as dicas e cuidados, a recuperação tende a ser um sucesso. 

Cirurgia no nariz é com o Dr. Erick Oliveira

Depois deste conteúdo, você já sabe quais são os tipos de cirurgia no nariz e entende que cada técnica se emprega em casos distintos. Afinal, a ideia é suprir necessidades específicas em busca de resultados satisfatórios. 

Então, se você deseja realizar qualquer mudança no seu nariz, procure um profissional especializado em rinoplastia para garantir os melhores resultados. 

O Dr. Erick Oliveira possui ampla experiência na área, contando com várias cirurgias de reconstrução nasal em seu currículo. 

Agende uma consulta e tenha o acompanhamento de qualidade, em uma clínica aconchegante e com pessoas preparadas para lhe atender!