Blog

Tipos de nariz

Tipos de nariz: saiba quais são e como a rinoplastia pode ajudar

POR drerickoliveira | jun 6, 2022 | Dr Erick Oliveira, Rinoplastia

Os tipos de nariz podem influenciar muito em toda a composição facial de uma pessoa. Afinal, esse pequeno detalhe possui grande destaque na fisionomia e pode impactar na forma como a pessoa é vista. 

Dessa forma, ao falar sobre a rinoplastia, também é muito importante entender sobre esses formatos de narizes e suas principais características. Inclusive, é o primeiro passo para você saber como é o seu nariz e quais mudanças você está buscando. 

A seguir, explicamos mais sobre os tipos de nariz  e o que considerar na hora de fazer uma intervenção cirúrgica. Assim, você estará mais preparado para procurar um Especialista em Rinoplastia e conseguir os resultados esperados. 

tipos de nariz

Quais os tipos de nariz mais comuns?  

Além de buscar entender qual o seu tipo de nariz, é interessante saber que existem formatos que são mais comuns na população. Eles acabam se diferenciando por características como tamanho, projeção e afins. 

No caso do Brasil, com toda sua miscigenação, as influências de etnias acabam tendo uma grande relevância no formato do nariz. Para entender mais, separamos informações sobre cada um deles, veja! 

Negroide

O nariz negroide é aquele possui traços mais largos na região da base e narinas. Ao mesmo tempo, ele possui uma ponta mais curta e arredondada. 

De modo geral, esse nariz costuma ter um dorso mais curto e a ponta não chega a ser muito projetada. 

Caucasiano

Já no caso do nariz caucasiano, é possível notar uma cartilagem mais forte, capaz de compor um formato alto e também estreito. Vale ressaltar que neste caso o dorso também costuma ser alto. 

Asiático

Entre os tipos de nariz, há o formato asiático que se destaca por contar com narinas mais largas e um dorso pouco elevado. Por isso, é normal que exista a impressão de ser um nariz achatado. 

Romano ou Aquilino

O nariz romano é aquele que se destaca pela protuberância do dorso. Isso porque, existe um excesso de cartilagem e osso que deixa o formato do nariz com um ângulo mais agudo. 

Inclusive, essa é uma característica que se destaca, principalmente, quando a pessoa está de perfil. 

Seu dorso projeta-se da face em um ângulo muito agudo com a testa, acentuando ainda mais as sobrancelhas. É um tipo de nariz em que a ponta pode ter uma leve queda.

Adunco

Por fim, temos o nariz adunco que, em muitos casos, pode ser confundido com o nariz romano, porém é fino e pinçado em todo seu comprimento, com o dorso mais projetado. 

Esse nariz tende a ser mais fino e quando a pessoa sorri, a ponta faz uma curvatura ainda maior para baixo. Popularmente, é um formato que lembra o bico de um falcão. 

Que relação existe entre tipos de nariz e rinoplastia?

Entender mais sobre os tipos de nariz é um ponto importante no processo de quem busca a rinoplastia. Isso porque, a intervenção não pode ser feita de qualquer forma e o médico precisa levar em consideração vários detalhes. 

Por exemplo, o cirurgião deve avaliar todos os traços da fisionomia da pessoa e entender mais sobre sua harmonia facial. Da mesma forma, que precisa considerar a anatomia e saber sobre o formato do nariz. 

Afinal de contas, para se chegar a um bom resultado, que não deixe o paciente descaracterizado, é preciso respeitar determinados traços. O que também deve incluir as características de sua etnia.

Portanto, quando uma pessoa procura um cirurgião para alterar o formato do nariz, é importante que o profissional faça uma avaliação detalhada. 

Por mais que existam expectativas por parte do paciente, é função do profissional manter um trabalho alinhado com a realidade e com as limitações presentes em cada nariz. 

Logo, o tipo de nariz e o formato que gera desconforto pode sim ser alterado por meio da rinoplastia. Mas claro, sempre em uma cirurgia responsável e segura. 

nariz

Quais aspectos do nariz considerar na avaliação da rinoplastia?

Como explicamos, existem vários tipos de nariz e, caso uma pessoa esteja insatisfeita com o seu, é possível recorrer à rinoplastia em busca de mudanças. E claro, por se tratar de uma intervenção cirúrgica, o processo conta com uma série de avaliações. 

Um aspecto importante, por exemplo, é a própria estrutura da pele. Essa característica é capaz de impactar na maleabilidade da estrutura do nariz e pode até mesmo impedir determinadas mudanças. 

Inclusive, é comum que peles mais grossas demorem mais para transparecer algumas alterações ou até mesmo prolonguem um pouco a etapa de desinchaço no pós-operatório. 

Do mesmo modo, o profissional avalia a estrutura nasal levando em consideração os aspectos funcionais. Uma vez que, além de um nariz harmonioso, o paciente precisa respirar com qualidade. 

Já na questão da harmonização da face, o profissional deve considerar o gênero da pessoa e características étnicas que podem impactar no resultado. É fundamental buscar um nariz que não atrapalhe a fisionomia da pessoa. 

Por fim, caso a cirurgia tenha como intuito corrigir intervenções anteriores, o cirurgião deve verificar como está a estrutura do nariz para receber outra cirurgia. Se há tecido suficiente para receber novas mudanças com segurança. 

Marque uma consulta com o Dr. Erick Oliveira

Depois dessas informações, você já entendeu como a rinoplastia pode oferecer as melhores soluções para quem quer alterar tipos de nariz. Mas foi possível notar também como é essencial contar com uma boa avaliação de um profissional. 

É esse especialista e toda sua experiência que irá garantir uma cirurgia segura e com resultados de qualidade. Capaz de garantir as mudanças desejadas, respeitando os limites do paciente. 

Para isso, você pode contar com o Dr. Erick Oliveira, Especialista em Rinoplastia e com ampla experiência no mercado. 

O Dr. Erick é um profissional preparado para oferecer o melhor acompanhamento e garantir uma cirurgia de sucesso. 

Ele possui fellowship em uma das instituições mais respeitadas dos Estados Unidos e possui no currículo mais de uma década de trabalhos ajudando clientes a recuperarem sua autoestima. 

Em sua clínica você pode encontrar um ambiente totalmente confortável e equipado com o há de mais moderno na área. Logo, além de um procedimento tranquilo, você contará com todos os cuidados para ter uma boa recuperação. 

Por isso, confie em quem entende do assunto e agende sua consulta