Blog

A rinomodelação pode oferecer alterações no nariz.

Rinomodelação: conheça esse procedimento, suas características e resultados

POR drerickoliveira | jul 18, 2022 | Dr Erick Oliveira

A rinomodelação é um procedimento sem cortes, onde você pode melhorar alguns detalhes do nariz. A boa notícia é que, neste caso, não é necessário recorrer à uma cirurgia propriamente dita. 

Entretanto, é preciso que você faça uma consulta com um Especialista em Rinoplastia para ver se esse método se aplica a você. Afinal, ele pode ser uma alternativa em relação a Rinoplastia.

Mas claro, tudo vai depender de cada situação. Isso porque, para optar por esse tipo de tratamento facial, o paciente deve contar com imperfeições mais suaves, que podem ser resolvidas por meio do preenchimento. 

Ao longo do conteúdo, você poderá entender melhor sobre como funciona uma rinomodelação e em quais casos ela é ideal. Veja! 

O que é a rinomodelação? 

A rinomodelação é um procedimento para pequenas correções do nariz, sem a intervenção de métodos mais invasivos, como a cirurgia. 

Isso porque, o procedimento funciona por meio de preenchimentos que são capazes de modelar o nariz e chegar a um resultado satisfatório. 

Ou seja, as substâncias utilizadas são responsáveis por dar um outro contorno ao nariz do paciente. 

É por isso que esse procedimento costuma ser visto como alternativa para quem não deseja passar por uma intervenção cirúrgica. 

Do mesmo modo, essa é uma solução segura e que oferece resultados temporários. Logo, acaba sendo interessante para quem têm algum tipo de insegurança com resultados definitivos. 

De qualquer forma, procure por um profissional especializado, como a própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda. Com isso, é possível obter melhores resultados e um processo seguro.

A rinomodelação é uma alternativa para quem não quer fazer cirurgia.

Como é feita a rinomodelação?

A rinomodelação utiliza ácido hialurônico, uma substância preenchedora, que é reabsorvível.

Isso mesmo, por se tratar de um ativo orgânico, isto é, uma substância que podemos encontrar no nosso próprio organismo, nosso corpo não reage a ela. Com isso, sua margem de segurança para ser utilizada é muito maior.

Em primeiro lugar, essa é uma intervenção ambulatorial, onde por meio de pequenas injeções se faz o preenchimento para corrigir as imperfeições do nariz. 

Tendo em conta que o nariz é uma zona muito sensível, se utiliza a anestesia local para reduzir qualquer tipo de desconforto.

Esta anestesia pode ser através de alguma loção ou pomada passada 15 minutos antes do procedimento. Grande parte dos produtos disponíveis no mercado também possuem anestésico próprio que auxilia diminuir a dor durante o procedimento.

Assim sendo, trata-se de um procedimento bastante rápido e que dura em torno de 1 hora. Mas ainda é algo que oferece mudanças capazes de harmonizar o rosto do paciente e melhorar sua questão com a autoestima.

Como não requer pós-operatório, a rinomodelação com ácido hialurônico permite que você continue com sua rotina habitual logo após o procedimento.

Entenda quando esse procedimento é indicado

A aplicação da rinomodelação com ácido hialurônico é uma prática segura quando realizada por profissional com conhecimento da anatomia facial.

Do mesmo modo, é indispensável a experiência na aplicação da substância, por se tratar de um tratamento médico-estético.

Mas claro, antes de todo o processo, o profissional realiza uma avaliação de cada paciente para poder identificar quais são suas necessidades.

Com isso, pode-se realizar um tratamento totalmente personalizado e adaptado aos seus objetivos para ter uma rinomodelação eficiente e segura.

Além disso, não podemos esquecer que essa é uma solução ideal para mudanças pequenas. Ou seja, que não demandam grandes alterações na estrutura nasal. A seguir, pontuamos algumas delas: 

Elevação da ponta nasal 

A indicação da rinomodelação para a elevação da ponta do nariz é um dos mais comuns. 

Com o passar do tempo, nossa ponta nasal (seja anteriormente para baixo ou não) tende a cair em direção ao lábio superior.

Em suma, isso ocorre devido ao processo de envelhecimento ou mímica facial, geralmente associados a narizes alongados ou com estrutura fraca na ponta.

Sendo assim, a rinomodelação pode ser a solução ideal para disfarçar essa queda e oferecer uma aparência mais empinada ao nariz.

Correção da giba nasal 

A rinomodelação é excelente para corrigir pequenas deformidades no dorso nasal, ou pequena giba nasal, de forma bem simples. Isso porque, o preenchimento auxilia a amenizar a irregularidade que existe no local. 

Assim como na correção da ponta nasal, é aplicado o ácido hialurônico e a recuperação é bastante rápida.

Alterações em pequenas assimetrias

A rinomodelação também serve para corrigir assimetrias menos acentuadas. Desse modo, é indicada para pessoas que precisam alterar pequenos detalhes no nariz.

Logo, um nariz levemente assimetrico pode ser corrigido com ácido hialurônico. Sendo capaz de elevar a autoestima do paciente de forma mais prática.

Rinomodelação é definitiva? Entenda o tempo de duração 

Os resultados quando realizados com preenchedores reabsorvíveis não são permanentes. Mas saiba que sua duração depende do tipo de material preenchedor utilizado.

Nesse sentido, é normal que alguns resultados do preenchimento com ácido hialurônico durem em torno de 8 a 14 meses.

Como é o pós-operatório da rinomodelação 

A rinomodelação permite uma recuperação rápida e sem tantas restrições, diferentemente de alguns outros procedimentos cirúrgicos faciais.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados simples para que a recuperação da rinomodelação seja ainda mais rápida e tranquila. Confira!

Os principais cuidados subsequentes após a realização do procedimento são:

  • Evite esportes, calor intenso e direto por 48 horas.
  • É aconselhável evitar dormir de bruços pelo menos nos primeiros 2/3 dias após o tratamento.
  • Siga as prescrições indicadas por nossa equipe médica de especialistas.
  • Notifique o especialista se sentir desconforto ou dor.
  • Evite usar óculos.
A rinomodelação não é permanente.

Rinomodelação x Rinoplastia: veja as diferenças

A rinomodelação do nariz é um dos procedimentos faciais mais procurados atualmente. Justamente por ser uma solução mais simples, capaz de entregar bons resultados. 

Como dissemos, a rinomodelação é um tratamento estético realizado pela aplicação de substâncias, como o ácido hialurônico.

Dessa forma, o objetivo buscado com ela é corrigir algumas pequenas assimetrias, muitas vezes relacionadas à ponta nasal ou a correção da giba nasal. Inclusive, sendo uma solução mais estética e com resultados temporários.

Por outro lado, a rinoplastia é uma intervenção cirúrgica. O objetivo, em um nível geral, é modificar as características do nariz do paciente. Assim, atua em sua estrutura óssea e cartilaginosa.

Logo, a rinoplastia é capaz de resolver demandas estéticas e funcionais, uma vez que a intervenção cirúrgica consegue modificar a estrutura nasal. Esse procedimento demanda exames, cuidados específicos e oferece resultados definitivos. 

Ou seja, apesar de serem ambos processos no nariz, a rinoplastia é algo mais complexo. É por isso que a rinomodelação é uma solução para demandas mais simples, em que a pessoa não deseja passar por uma cirurgia.

Agende sua consulta com o Dr. Erick Oliveira! 

Agora você já entende como funciona a rinomodelação e o quanto ela ajuda a elevar a sua autoestima.

Por consequência, também sabe quais as diferenças e a necessidade de cada tipo de procedimento para diferentes situações. 

Contudo, para obter bons resultados e um acompanhamento de qualidade, é fundamental buscar por um especialista em Rinoplastia.

Nesse caso, o Dr. Erick Oliveira poderá auxiliar você com sua ampla experiência em rinoplastia. 

E claro, com uma clínica que tem a estrutura completa e um ambiente totalmente acolhedor. Então, agende já sua consulta