Blog

Pessoa realizando a harmonização nariz

Harmonização no nariz: conheça tudo sobre esse procedimento

POR drerickoliveira | jun 16, 2022 | Dr Erick Oliveira

Você já ouviu falar na harmonização no nariz? Para quem tem interesse em realizar mudanças nessa região, a harmonização é uma das técnicas disponíveis no mercado. 

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que pode trazer resultados permanentes, capazes de mudar a estrutura do nariz. Já a harmonização é uma técnica menos invasiva, e com resultados temporários. 

Mas assim como é indicado ter um Especialista em Rinoplastia responsável pelos cuidados médicos, na harmonização também é indicado ter o acompanhamento de um profissional. 

A seguir, explicamos melhor como esse procedimento funciona, quais as vantagens, tempo de duração e muito mais. Confira! 

Afinal, o que é a harmonização no nariz?

A harmonização no nariz, também conhecida como rinomodelação, é um procedimento menos invasivo, capaz de oferecer mudanças estéticas. 

Sendo assim, essa harmonização não chega a ser uma intervenção cirúrgica como uma rinoplastia. Mas ainda, é uma técnica capaz de corrigir determinadas imperfeições no formato do nariz. 

Dessa forma, trata-se de um procedimento menos invasivo, uma vez que não há cortes e, até mesmo, mais simples. Por isso, seus resultados também não são definitivos, como no caso de uma cirurgia no nariz

Inclusive, essa acaba sendo uma alternativa para quem ainda não quer passar por um procedimento definitivo. Além disso, dependendo do caso, a rinomodelação é o suficiente para garantir bons resultados ao paciente. 

Como funciona a harmonização no nariz?

Apesar de ser uma técnica mais simples, a harmonização no nariz ainda exige certos cuidados. É por isso que ter o acompanhamento de um profissional especializado é ideal para garantir a segurança do procedimento. 

Dessa forma, é fundamental que haja a avaliação do profissional, e que ele utilize materiais seguros para esse procedimento. 

Como dissemos, a rinomodelação não exige cortes. Isso porque, a técnica trabalha com o preenchimento para corrigir as imperfeições. 

Ou seja, durante a harmonização, o profissional irá aplicar uma substância modeladora na região do nariz, de acordo com a demanda. Normalmente, essa substância é o ácido hialurônico. 

Assim, é importante ressaltar que essa é uma substância segura, capaz de oferecer as alterações, ao preencher sulcos. Ao final, é possível ter melhorias no contorno e formato do nariz.

O processo de harmonização nariz oferece resultados temporários

Como é feita a harmonização no nariz?

Apesar de não ser uma cirurgia, a harmonização no nariz ainda requer uma série de cuidados. Por isso, o paciente deve procurar um profissional para manter todas as expectativas alinhadas. 

Desse modo, o profissional saberá do desejo do paciente, vai analisar a estrutura do nasal e entender quais modificações são possíveis. 

Com tudo programado, o procedimento tende a durar entre 30 a 40 minutos, por meio da aplicação do produto. Mas claro, existe toda higienização do local, assim como uma anestesia local. 

Como dissemos, o ácido hialurônico é uma substância segura e que, com o passar do tempo, é absorvida pelo organismo. Por isso, os resultados são temporários. 

Para quem é indicado?

Além de entender como funciona a harmonização do nariz, é importante pontuar para quem esse procedimento é indicado. 

Diferente de uma rinoplastia, que consegue modificar a estrutura nasal, a harmonização é um processo mais limitado. Afinal, só existe o preenchimento por meio de uma substância. 

Nesse sentido, ele pode atender pessoas que possuem alguma queixa em relação a parte estética do nariz. Logo, ele pode corrigir saliências nasais e assimetrias. 

Assim como, é possível melhorar o aspecto da giba nasal e corrigir pontas levemente caídas. Ou quem sabe diminuir e aumentar alguns ângulos, formatos e até pequenas imperfeições. 

Portanto, pode ser uma boa solução para pequenas mudanças e até mesmo um teste antes de uma possível rinoplastia. Mas sempre buscando um resultado harmônico para a face.

Quais são as vantagens da harmonização no nariz?

Ao optar por uma harmonização no nariz, o paciente pode encontrar certas vantagens. Afinal, um procedimento feito com total segurança pode oferecer ótimos resultados. 

Para começar, é uma técnica menos invasiva. Por isso, não há a necessidade de realizar cortes e a tendência é que a própria recuperação seja mais fácil. 

Dessa forma, o paciente tende a ter um pós-operatório mais rápido, sem precisar lidar com tanto inchaço ou edemas. A pessoa pode voltar a sua rotina de forma mais prática. 

Além disso, ele oferece resultados reversíveis. Como dissemos, o organismo absorve a substância e, depois de um tempo, o nariz volta ao seu estado natural. 

Sendo assim, caso a pessoa não deseje manter essas mudanças para sempre, ou não goste dos resultados, pode-se reverter facilmente.  

Quanto tempo dura a harmonização no nariz?

Por ser feita com aplicação de ácido hialurônico, a harmonização no nariz possui resultados temporários. 

Sendo assim, a estimativa é que os resultados durem em torno de 1 ano e meio. Há casos em que é possível manter até dois anos. 

Dessa forma, caso a pessoa queira manter as mudanças, é preciso realizar aplicações de acordo com o que foi feito anteriormente. 

Pessoa com processo de harmonização nariz

Como é a recuperação da harmonização no nariz?

Como a harmonização no nariz é um processo menos invasivo, a recuperação tende a ser tranquila. Por exemplo, a pessoa não precisa deixar de trabalhar ou fazer outras atividades da rotina. 

De qualquer forma, ainda se deve tomar certos cuidados para que não haja complicações. Assim, é bom evitar atividades que exigem muito esforço nos primeiros sete dias. 

E claro, é interessante evitar exposição ao sol e manter o curativo no nariz nas primeiras 48 horas. 

Existe alguma contraindicação?

Assim como qualquer outro procedimento, a harmonização no nariz conta com certas contraindicações. 

Para começar, o processo não é indicado para pessoas que possuem algum tipo de alergia ao ácido hialurônico e outras substâncias preenchedoras. 

Além disso, não é algo adequado para quem possui alguma lesão na região, assim como doenças autoimunes e problemas de coagulação. 

Outro ponto importante, é que a técnica não é recomendada para gestantes, ou mulheres em período de amamentação. 

Por isso, mesmo sendo um processo mais simples, a pessoa deve consultar um especialista e ter um acompanhamento adequado. 

Marque uma consulta com o Dr. Erick Oliveira

Agora você já entende como funciona a harmonização do nariz, e como esse procedimento oferece resultados temporários.

Como explicamos, ao fazer qualquer alteração no nariz, seja duradouro ou não, é ideal ter o acompanhamento de um profissional. 

O Dr. Erick Oliveira é um especialista em rinoplastia que pode ajudar você a alcançar bons resultados com alterações nasais. Com ampla experiência no mercado, você terá o acompanhamento certo para ter um nariz harmonioso. 

Agende sua consulta e aproveite para conhecer toda a estrutura de uma clínica equipada para lhe acolher.