Blog

tipos de rinoplastia

Saiba tudo sobre os tipos de Rinoplastia!

POR netlinks | maio 13, 2022 | Rinoplastia

Você sabia que existem vários tipos de rinoplastia e que, cada um delas, pode ser indicada para uma demanda específica? Pois é, este post traz informações essenciais sobre o assunto! 

Sempre que alguém pensa em realizar uma Rinoplastia, é importante pesquisar e conhecer melhor as técnicas existentes. O mercado de cirurgia plástica cresceu bastante e, atualmente, existem procedimentos modernos e eficazes para corrigir problemas no nariz.

Sendo assim, além de encontrar um Especialista em Rinoplastia, você poderá tirar suas dúvidas sobre os tipos de cirurgia do nariz e se sentir mais seguro para realizar o procedimento. Confira!

Por que a Rinoplastia é tão popular no Brasil?

Antes mesmo de apresentar os tipos de rinoplastia, não podemos deixar de mencionar que esse procedimento é muito popular no Brasil. 

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) comprovam isso. 

Somos o país com mais cirurgias plásticas no mundo: um total de 1,5 milhão de intervenções ao ano. O mais interessante é que a Rinoplastia está entre as intervenções mais procuradas.

tipos de rinoplastia

Afinal, essa é uma solução para quem está em busca de bons resultados estéticos, seja para corrigir deformidades ou modificar certas características. E claro, também é indicada para tratar questões funcionais e ajudar as pessoas a respirarem melhor

Ou seja, estamos falando de um procedimento versátil, capaz de ajudar as pessoas em diversas questões. 

Quais os formatos de nariz mais comuns entre os brasileiros?

Você sabia que existem alguns formatos de nariz mais comuns no Brasil? Isso mesmo! As características físicas dos brasileiros são bem interessantes.

Como o procedimento precisa levar em consideração a harmonia facial, o cirurgião deve ser muito experiente. Isso porque, mesmo realizando intervenções, é essencial que o resultado seja natural. 

Desse modo, há mais chances de garantir a satisfação do cliente e evitar cirurgias para correção. Veja mais sobre os formatos a seguir! 

Princesa/príncipe 

Fibo e Arrebitado. Este modelo de nariz, normalmente acompanha rostos mais finos e pessoas longelíneas. Assim, a ponta do nariz costuma estar levemente para cima e o dorso é longo e um pouco côncavo.

Negróide

Já o nariz negroide é muito presente em pessoas negras ou descendentes. Com isso, as principais características são a presença de asas da base nasal mais largas, além de pontas mais arredondadas e dorso curto. 

Mestiço

Aqui temos os narizes mestiços que são uma junção dos formatos já mencionados. Por isso, é normal que neste caso o nariz apresente pontas arredondadas e até mesmo com protuberância na giba. 

Romano

Já o nariz romano se caracteriza pela protuberância no dorso do nariz, ou seja, na giba nasal. Essa é, inclusive, uma característica que se destaca quando a pessoa é vista de perfil. Estes narizes apresentam muita identidade visual e, geralmente, costumam delinear traços fortes em toda a face.

Desse modo, existe mais osso e cartilagem nesta região do nariz. Aliás, é bastante comum entre pessoas caucasianas, como descendentes de judeus, árabes e italianos. 

Adunco

Por fim, temos o nariz adunco ou aquilino. Ele é muito conhecido por ser mais curvado e ter uma ponta inclinada para baixo.  Normalmente esses narizes apresentam uma ponta bem móvel – “todas vez que eu sorrio ele mexe para baixo.” 

Quais são os tipos de rinoplastia?

Agora chegou o momento de conhecer mais sobre os tipos de rinoplastia disponíveis no mercado. A ampla variedade é um ponto positivo, pois é possível garantir resultados adequados para cada caso.

Naturalmente, o trabalho de profissionais especializados é fundamental e evita riscos e procedimentos secundários. Confira! 

Rinoplastia Estética

A rinoplastia estética é uma intervenção que visa modificar a aparência do nariz, conforme o desejo do paciente, respeitando sua unidade facial e características de sua identidade visual. 

Ou seja, a técnica visa resolver a insatisfação da pessoa com o seu nariz, visando uma melhora da aparência facial. 

tipos de rinoplastia estética

Rinoplastia funcional

Já no caso da rinoplastia funcional, o processo tem como objetivo fazer modificações no nariz que podem ajudar no seu funcionamento. 

Desse modo, uma pessoa que sofre com algum tipo de distúrbio respiratório pode optar por esse processo. 

Por isso, ela é atrelada normalmente a correção de septo, hipertrofia dos cornetos ou em restabelecer as válvulas respiratórias do nariz e o acondicionamento do ar como um todo. 

Rinoplastia secundária ou revisional

Na rinoplastia secundária ou revisional, o cirurgião tem como função atender um paciente que já passou pelo procedimento e não obteve resultados satisfatórios. 

Com isso, o procedimento servirá para consertar qualquer detalhe até chegar no resultado esperado desde o início. 

Rinoplastia Reparadora

A rinoplastia reparadora é indicada para aqueles pacientes que sofreram alguma alteração na anatomia nasal ocasionando sequelas em sua unidade estética. Portanto, é comum em pessoas com sequelas de acidentes em geral.

Ou mesmo em inúmeras cirurgias mal feitas, como cirurgias para retirada de tumores que precisam de reconstrução ou desabamento da unidade nasal por preenchimentos não absorvíveis. 

Além disso, também existem casos que envolvem o uso de substâncias inalatórias(como cocaína, por exemplo). 

Qual a técnica de escolha para essas modalidades cirúrgicas?

A Técnica Estruturada é modelo cirúrgico de eleição para estas diversas necessidades cirúrgicas acima. 

Sua filosofia cirúrgica visa uma apurada avaliação clínica, que normalmente tenta entender exatamente as necessidades estéticas de cada paciente para alinhar a expectativa.

A Técnica Estruturada, diferentemente da rinoplastia convencional (rinoplastia redutora), possui um arsenal técnico muito mais versátil para os diferentes tipos de nariz.  

Assim, ela visa sempre uma cirurgia menos estigmatizada possível: “Nariz com cara de nariz!”. Ou seja, realçando as demais estruturas que compõem a face: olhos, boca, nariz, formato do rosto e queixo.

É muito comum o uso de cartilagens do próprio septo ou costela para restabelecer a unidade estética do nariz. Com isso, o cirurgião busca sempre preservar a função do nariz – respiração em primeiro lugar!

Marque sua consulta com o Dr. Erick Oliveira!

Após conhecer sobre os tipos de rinoplastia, você sabe como esse procedimento pode ajudar em diferentes situações. Mas, para conseguir bons resultados, não se esqueça de buscar profissionais experientes.

O Dr. Erick Oliveira pode te ajudar a ter o nariz que sempre sonhou. Com mais de uma década de atuação e fellowship nos Estados Unidos, ele já esteve à frente da Cirurgia da Face, no Instituto Brasileiro do Controle do Câncer em São Paulo e tem um currículo que demonstra sua credibilidade e confiabilidade.

Além de tudo isso, atende em uma clínica com estrutura de ponta, pronta para atender seus pacientes com conforto e sofisticação. Não perca tempo e agende já a sua consulta!