Em 2022, uma polêmica decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) abriu espaço para o seguinte debate: dentista pode fazer rinoplastia ou não?
De acordo com a liminar, os cirurgiões dentistas da região poderiam realizar diversos procedimentos estéticos complexos, dentre eles, a Rinoplastia.
Vale salientar que a recomendação dos principais órgãos de Medicina é procurar um médico Especialista em Rinoplastia, pois apenas ele tem o preparo para realizar esse tipo de cirurgia.
Mas se quiser entender mais sobre essa polêmica, continue lendo este artigo, pois vamos elucidar se o dentista pode fazer a rinoplastia e ainda dar mais detalhes sobre o assunto. Confira!
Desde 2016, existe uma intensa disputa judicial que tenta decidir se o dentista pode ou não fazer rinoplastia. Os autores das liminares são cirurgiões-dentistas que reivindicam o direito de realizar alguns procedimentos estéticos complexos.
De acordo com os representantes desses cirurgiões, os profissionais de Odontologia têm extenso conhecimento sobre a área da face e do pescoço. E isso os habilitaria para realizar intervenções cirúrgicas nessas áreas.
Assim, o desembargador do TF1, Novély Vilanova, concedeu liminar permitindo que os cirurgiões-dentistas façam cirurgias, como blefaroplastia, rinoplastia, otoplastia, dentre outras.
Isso vai de encontro com a resolução nº 230 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) que expressa a proibição desses e de outros procedimentos cirúrgicos por parte dos dentistas.
Vale salientar que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apenas os médicos especialistas habilitados pela instituição podem realizar a rinoplastia.
Portanto, essa medida do desembargador gera um enorme retrocesso e tornou legal uma prática ilegal no país.
Diante disso, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) ingressou com uma ação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a fim de combater essa liminar do TRF1.
Talvez você esteja pensando: “por que um dentista não pode fazer a rinoplastia se ele tem conhecimento sobre a área de pescoço e face?”.
Em primeiro lugar, ter conhecimento não significa que a pessoa é especialista no assunto. É possível saber de certo assunto, mas não ter o domínio da prática em questão.
Pensando nisso, a rinoplastia se trata de um procedimento altamente complexo que envolve a estrutura do nariz. Ou seja, além da questão estética, o profissional também trabalha os aspectos funcionais.
Além disso, existem diversos tipos de rinoplastia com técnicas diferentes e que objetivam resultados igualmente distintos.
Desse modo, realizar essa intervenção cirúrgica delicada com um cirurgião-dentista coloca em risco a saúde do paciente e pode comprometer a sua qualidade de vida no longo prazo.
Recomenda-se a rinoplastia nos seguintes casos:
Como pode ver, não se trata de um procedimento simples, sendo necessário um profundo conhecimento técnico e científico.
Assim, os defensores de que o dentista pode fazer a rinoplastia muitas vezes não consideram a complexidade desse tipo de cirurgia e o nível de conhecimento exigido.
Existem diversos métodos para fazer uma rinoplastia. No entanto, a técnica mais avançada envolve a chamada Rinoplastia Estruturada.
Esta técnica tem como principal objetivo reduzir as alterações após a cirurgia, além de fortalecer as estruturas do nariz por meio de pontos de fixação e enxertos.
Assim, separa-se a pele das estruturas ósseas e cartilaginosas da região a fim de tornar mais fácil a manipulação cirúrgica.
Por conferir um pós-operatório mais tranquilo ao paciente, essa técnica proporciona melhores resultados, como cicatrizes discretas e melhorias no aspecto funcional.
Para dominar esse método, os profissionais precisam ingressar em cursos específicos e ter extenso domínio da prática. Em muitos casos, os médicos se especializam fora do Brasil.
Portanto, quando alguém afirmar que um dentista pode fazer a rinoplastia, pense na extensa formação necessária para dominar apenas uma técnica. Certamente, você irá escolher um profissional especialista para não correr riscos.
Em primeiro lugar, busque um especialista. Vamos enfatizar esse argumento porque muitas pessoas realizam procedimentos estéticos com profissionais não habilitados e se arrependem.
De acordo com uma matéria do G1, uma paciente realizou um procedimento estético complexo com um dentista e precisou passar por 14 cirurgias para tentar recuperar alguma função no nariz.
Por isso, é importante contar com um médico especialista para realizar a sua rinoplastia. Ele também indicará o método mais adequado, realizará exames e fará um acompanhamento pós-operatório com você.
Falando nisso, siga todas as orientações do profissional, pois é necessário que você faça a sua parte para a cirurgia ser bem-sucedida.
Em suma, para ter uma rinoplastia segura é necessário fazê-la com um médico especialista nesse tipo de cirurgia. Você deve pensar além da discussão se dentista pode ou não fazer a rinoplastia e considerar apenas o melhor para a sua saúde!
Como vimos, é preocupante essa liminar que afirma que o dentista pode fazer a rinoplastia. Portanto, na hora de fazer esse procedimento, é importante contar com um especialista que tenha ampla experiência na área.
O Dr. Erick Oliveira possui fellowship em instituições dos Estados Unidos e ampla expertise em cirurgias de nariz. Além de ser um dos médicos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Portanto, se busca realizar um procedimento seguro, com um dos melhores especialistas em rinoplastia do país, conte com o Dr. Erick Oliveira. Agende a sua consulta e veja todos os benefícios em fazer sua cirurgia com um profissional habilitado.