Será que é possível ter o nariz dos sonhos sem precisar de uma Rinoplastia? O Lifting Nasal surgiu com essa promessa, mas há muitos detalhes sobre o procedimento que precisam ser analisados.
Se você não gosta de algum aspecto do seu nariz e gostaria de mudá-lo, já sabe que encontrar um especialista em Rinoplastia é o primeiro passo para que tudo saia conforme o planejado. O segundo passo é pesquisar, estudar e ler bastante para ter segurança para tomar uma decisão.
Este artigo foi elaborado com o objetivo de trazer dados confiáveis sobre um procedimento estético que vem chamando a atenção, mas que apresenta limitações. Saiba mais sobre o assunto e tire suas dúvidas!
O Lifting Nasal é uma técnica não cirúrgica que tem como objetivo levantar a ponta do nariz. O procedimento é rápido e simples e se baseia na colocação de fios feitos de um polímero absorvível, como a polidioxanona (PDO) — mesmo material usado em suturas cirúrgicas.
O grande ponto é que o produto se dissolve em torno de 4 a 7 meses. Esse período varia conforme a espessura do fio utilizado e a própria reação do organismo do paciente. Sendo assim, estamos falando de um procedimento estético não duradouro e sem cortes.
A principal diferença entre os dois procedimentos é que a Rinoplastia é um procedimento cirúrgico, enquanto o Lifting Nasal é uma intervenção mais simples que dispensa cortes. Com isso, podemos apontar outros pontos de divergência. Entenda!
A Rinoplastia é feita com uma anestesia geral. Com isso, o paciente fica sedado e dorme durante todo o procedimento, não sentindo qualquer desconforto ou dor. No Lifting Nasal, apenas um anestésico tópico é aplicado e o paciente está consciente durante a inserção dos fios por meio de uma cânula.
A depender da complexidade, a Rinoplastia pode demorar até 6 horas para ser concluída. Já o Lifting Nasal costuma ser rápido, mas pode exigir várias sessões. Ou seja, é possível que o paciente precise retornar ao consultório do profissional para que os fios sejam colocados em dias diferentes.
A cirurgia do nariz é indicada para tratar problemas respiratórios e corrigir diversos aspectos relacionados à estética nasal. Por outro lado, os fios não são capazes de modificar a estrutura ou o formato do nariz.
Na prática, eles ajudam a modelar tecidos de forma passageira, fazendo com que o nariz pareça ser mais fino ou tenha a ponta mais empinada, por exemplo.
A Rinoplastia promove uma alteração permanente na estrutura nasal. Quando bem executada, o paciente não precisa fazer novos procedimentos, conquistando um nariz harmônico e adequado ao seu rosto de forma duradoura.
O Lifting Nasal tem efeitos limitados. Na prática, após algumas semanas, o organismo absorve os fios e o nariz volta ao seu formato inicial.
É importante chamar a atenção para o nível de segurança dessa técnica. Afinal, existem riscos importantes que precisam ser devidamente esclarecidos a quem pretende colocar esses fios.
O nariz é uma região repleta de vasos sanguíneos que se conectam com a artéria que que alimenta a retina. Por isso, uma inserção errada pode até causar cegueira permanente. Vale dizer que existem estudos que mencionam esse problema em casos de preenchimentos nasais.
Muitos médicos chamam a atenção para o fato de que os fios podem atingir veios e causar sangramentos. Com isso, é possível que o paciente sofra com uma compressão vascular e até com a morte do tecido na região atingida.
Então, o que se pode afirmar é que ainda não existe uma conclusão acerca da segurança dessa técnica. O ideal é que ela seja conduzida por profissionais qualificados, experientes e que dominem a anatomia do nariz a fim de evitar complicações.
É extremamente importante que você tenha expectativas realistas ao se submeter a esse procedimento estético. Isso porque, como vimos, seus resultados não são duradouros e não conseguem promover mudanças na estrutura do nariz.
Além disso, é importante dizer que os fios podem ficar visíveis na pele. Então, pacientes com pele madura, fina ou com manchas de sol podem se incomodar com o fato de que eles são perceptíveis e até palpáveis.
A verdade é que a técnica não é indicada para pessoas mais velhas. Tentar levantar a ponta do nariz com fios nessa idade é um erro, uma vez que o problema está relacionado à perda de volume que ocorre com a idade e à reabsorção óssea na área.
Depois de tudo o que apresentamos, ficou claro que o Lifting não pode ser visto como um substituto à Rinoplastia. Isso porque, o procedimento não cirúrgico tem indicações e resultados bem diferentes.
A cirurgia do nariz é complexa e delicada, podendo ser útil no tratamento e correção de diversos desvios. Pacientes de várias idades e com várias queixas podem se submeter ao procedimento, que é capaz de mudar o formato do nariz, retirando cartilagem e pele.
Por sua vez, o Lifting é uma técnica mais simples, que pode ser útil para pacientes jovens — desde que entendam o que realmente pode ser feito e tenham suas expectativas alinhadas com os possíveis resultados.
Agora que você conheceu as duas técnicas e entendeu que elas são diferentes, é possível concluir que uma das premissas para ter o nariz que deseja é definir o que realmente te incomoda. O seu objetivo determina qual o procedimento ideal.
A Rinoplastia é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e não é por acaso. O procedimento é seguro e já ajudou milhares de pessoas a fazerem as pazes com o espelho. Se você não está contente com o formato ou tamanho do seu nariz, entre em contato agora mesmo com o Dr. Érick Oliveira!