Blog

A rinoplastia étnica pode alterar características que incomodam o paciente.

Rinoplastia étnica: entenda o que é e quais são suas características

POR drerickoliveira | jul 4, 2022 | Rinoplastia

A rinoplastia étnica é um dos procedimentos estéticos mais buscados pela população brasileira atualmente.

Com o avanço da tecnologia e da medicina, os procedimentos cirúrgicos estéticos como a Rinoplastia se tornaram cada vez mais seguros e confiáveis.

Isso faz com que a cada ano, mais pessoas busquem pela restauração da autoestima e do bem-estar por meio da rinoplastia étnica

E tendo em vista que cada pessoa possui uma natureza única, ao optar por realizar uma rinoplastia deve-se procurar um Especialista em Rinoplastia.

Isso porque, um bom especialista pode trazer a harmonia que irá evidenciar as qualidades étnicas já presentes na face do paciente.

O que é uma rinoplastia étnica?

A rinoplastia étnica é um procedimento cirúrgico visando a correção ou remodelação do aspecto visual do nariz, quando existem características étnicas muito proeminentes.

Esse procedimento é indicado para diminuir ou aumentar a projeção da ponta. Assim como reduzir a distância entre as asas nasais ou reduzir a giba óssea (protuberância acima do nariz).

Portanto, a rinoplastia étnica é indicada para pessoas que estão insatisfeitas com o formato do seu nariz devido a características étnicas muito aparentes. Como é o caso do nariz adunco, negroide, asiático ou romano.

Esse tipo de cirurgia é frequentemente confundida com procedimentos de correção de septo nasal ou modificação dos cornetos nasais (Turbinoplastia).

Mas com o avanço da tecnologia e do profundo conhecimento que se tem sobre anatomia nasal, a rinoplastia étnica é um procedimento muito seguro. Por isso, vem obtendo cada vez mais adeptos no mundo todo.

No Brasil não é diferente, pois segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2019, foram registradas 1 milhão 498 mil cirurgias plásticas no Brasil. Inclusive, ultrapassando até mesmo os Estados Unidos.

Dentro desse grande número de procedimentos, boa parte foram de cirurgias plásticas de rinoplastia étnica.

Entenda o que precisa ser considerado na rinoplastia étnica

A rinoplastia étnica é um procedimento cirúrgico realizado com o intuito de atenuar características étnicas muito proeminentes e harmonizar a estética do paciente.

Mas ainda assim, esse procedimento visa manter as características étnicas e únicas de cada paciente, respeitando as origens e o fenótipo do mesmo.

Qualquer procedimento que vise alterar a origem e natureza de uma pessoa é antiético e pode resultar em insatisfação e problemas sociais ao paciente.

Por isso, o termo rinoplastia étnica não significa entregar ao paciente um nariz que não seja o seu ou de sua etnia.

Acima de tudo, a rinoplastia étnica, assim como qualquer procedimento cirúrgico, tem a função de gerar satisfação e bem-estar a quem a procura. Logo, garantindo maior autoestima e qualidade de vida.

É preciso ter o acompanhamento de um profissional na  rinoplastia étnica.

Quais as mudanças esperadas em cada tipo de nariz

Dentro de cada grupo étnico há uma rica diversidade de traços físicos e formas faciais.

Existem também quatro condições ou características comuns do nariz que levam os pacientes a considerar a rinoplastia étnica.

  • Ponta bulbosa: A ponta do nariz é grande e com muita glândula.
  • Ponta plana ou larga: As cartilagens internas que criam a aparência externa da ponta estão muito afastadas, levando a uma ponta larga.
  • Ponte larga, estreita ou corcunda: A ponte do nariz é desproporcionalmente grande, estreita ou irregular.
  • Problemas respiratórios: Problemas estruturais, como desvio de septo e/ou ponta caída, podem dificultar a respiração.

Nariz adunco

Características do nariz: Pele grossa, super projetado, ponta bulbosa do nariz que complica a respiração, muitas vezes acompanhada de desvio de septo.

Essa característica é comumente vista em indivíduos com linhagem da região do Golfo do Oriente Médio.

O que esperar: Se o nariz for pequeno, pode-se projetá-lo para equilibrá-lo.

Mas se o nariz for grande, com ponte e ponta proeminentes, deve-se reduzi-lo remodelando cartilagem e/ou osso.

No entanto, a redução muitas vezes deve ser conservadora, porque a redução excessiva levará ao colapso do nariz e a dificuldades respiratórias.

Nariz negroide

Características do nariz: Estruturas internas fracas combinadas com pele grossa tendem a criar uma ponta do nariz menos definida que parece sub projetada (larga e/ou plana).

O que esperar: não se pode diminuir a espessura da pele, então contorna-se isso aumentando a projeção do resto do nariz. Assim, criando novos ângulos e definições para equilibrar a forma geral.

É uma ilusão de ótica que produz resultados satisfatórios sem alterar drasticamente o tecido sensível na ponta do nariz.

Nariz asiático

Características do nariz: Pele grossa, com uma ponte frequentemente sub projetada, faz com que a ponte e a ponta pareçam largas e planas.

O que esperar: Ao aumentar a projeção do nariz, pode-se criar uma aparência mais equilibrada. Dessa forma, com uma inclinação suave da testa à ponta, em vez de uma ponte e ponta plana.

Nariz romano

Características do nariz: Giba nasal com proeminência mediana vista de perfil, cartilagem com pouca sustentação, causando a queda da ponta ao sorrir.

O que esperar: Ao estruturar a ponta e reduzir a ativação da musculatura depressora, tal como a redução da giba no dorso nasal, cria uma aparência harmoniosa.

Além disso, esse trabalho evita a depressão da ponta do nariz ao contrair os músculos da face.

Conhecer a  rinoplastia étnica é essencial ao optar pela cirurgia.

O que é necessário para realizar uma rinoplastia?

Para realizar a rinoplastia étnica é necessário apresentar exames de rotina, como para qualquer cirurgia estética.

Em cirurgias de cunho funcional o paciente deve apresentar tomografia da face e nasofibroscopia.

Lembrando que a rinoplastia étnica só pode ser realizada a partir dos 15 anos de idade. Isso porque, é após essa idade que as características faciais estão completamente formadas.

Rinoplastia étnica é com o Dr. Erick Oliveira

Agora você já entende como funciona a rinoplastia étnica. Por consequência, também sabe quais as diferenças, riscos e necessidade de cada uma para diferentes situações. 

Contudo, para obter bons resultados e um acompanhamento de qualidade, é fundamental buscar por um especialista da área.

Nesse caso, o Dr. Erick Oliveira poderá auxiliar você com sua ampla experiência em rinoplastia. 

E claro, com uma clínica que tem a estrutura completa e um ambiente totalmente acolhedor. Então, agende já sua consulta

pornjk, pornsam, xpornplease, joyporn, pornpk, foxporn, porncuze, porn110, porn120, oiporn, pornthx, blueporn, roxporn, silverporn, porn700, porn10, porn40, porn900