Turismo médico: entenda por que o Brasil se destaca

Turismo médico: entenda por que o Brasil se destaca

Por Dr. Erick Oliveira janeiro 14, 2022 Dr Erick Oliveira

Uma das vantagens de se viver em um mundo globalizado é a possibilidade de explorar tudo o que outros países têm de melhor. É isso que acontece com o turismo em médico, uma tendência que tem como um dos grandes destaques o Brasil.

Já pensou em viajar para outro país para realizar uma cirurgia plástica? No mundo, mais de 15 milhões de pacientes adotaram essa estratégia em busca de profissionais qualificados, segurança e infraestrutura. A procura por um especialista em Rinoplastia, por exemplo, cresceu muito nos últimos tempos, dependendo desse tipo de turismo.

Nosso país vem se destacando ano após ano, recebendo turistas que se submetem aos mais diversos procedimentos, como a Rinoplastia. O fato é que somos considerados uma potência para as próximas décadas. Por quê? Entenda a seguir como funciona o turismo médico!

O que é turismo médico

o que é turismo médico

O turismo médico é caracterizado pela viagem de pessoas para o exterior com o objetivo de receber cuidados médicos. Em geral, os pacientes vão em busca daquilo que não encontram em seu país de residência, já que algumas nações são mais desenvolvidas nesse quesito.

Essa é uma classificação muito ampla e inclui não apenas a medicina tradicional, como outros tipos de tratamento relacionados à saúde e bem-estar.

Vale destacar que os procedimentos mais frequentes são as cirurgias eletivas, principalmente com finalidade estética, além de tratamentos dentários e para fertilidade.

Os países mais procurados para turismo médico

Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil é o segundo país mais procurado para turismo médico. O dado é fruto de um estudo recente, desenvolvido pela MTA (Medical Tourism Association) e a Health Travel, com base em informações globais sobre usuários de viagens internacionais de saúde.

Eles montaram uma lista qualitativa, juntamente com os governos dos países, seguradoras de saúde e pacientes. Em primeiro lugar no ranking está a Índia e, também, se destacam México e Turquia.

É importante ressaltar que a pesquisa avalia diversos aspectos, como infraestrutura, logística e atendimento. O foco, portanto, não é o volume de pacientes.

Turismo médico no Brasil para cirurgias plásticas

Quando analisamos o potencial brasileiro para atrair turistas em busca de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, vemos que estamos na disputa direta com os Estados Unidos e a China como o próximo destino da década.

Ainda que o número de pacientes seja inferior a de outras potências, mais de 180 mil pessoas já desembarcaram por aqui para realizar algum procedimento. Isso representa a entrada de mais US$25 bilhões de dólares em nosso mercado, já que eles gastam, em média, US$120 por dia e ficam por até 22 dias no Brasil.

Por que o Brasil se destaca nesse cenário

Por que o Brasil se destaca nesse cenário

Agora que você entendeu o cenário, é importante explorarmos um pouco melhor os motivos que fazem com que o Brasil seja destaque mundial no turismo médico. Afinal, o que nosso país tem de tão atrativo?

Em resumo, há a soma de diversos fatores e aspectos que fazem com que pacientes de todas as partes do mundo venham buscar tratamentos e procedimentos médicos aqui. Entenda!

Cirurgiões talentosos e mundialmente reconhecidos

O Brasil é uma potência mundial quando o assunto é cirurgia plástica. Muito desse sucesso é fruto do talento reconhecido de muitos cirurgiões, que são altamente qualificados, com especializações nacionais e internacionais.

Esse alto nível médico chama a atenção de turistas de todos os lugares, inclusive de nações desenvolvidas, como Estados Unidos e Canadá.

Infraestrutura hospitalar

O Brasil tem uma infraestrutura hospitalar invejável. Ao todo, são mais de 50 unidades aprovadas e acreditadas pela Joint Commission International.

Não é novidade que nosso sistema de saúde é robusto e de qualidade. Inúmeros estudos e investimentos fazem com que os médicos brasileiros tenham condições de desempenhar um excelente trabalho, com segurança e conforto aos pacientes.

Preços mais acessíveis

Além dos pontos apresentados, o preço mais acessível é um dos motivos para o crescimento brasileiro no turismo médico. Com o dólar alto, o custo total de uma cirurgia aqui é bem menor do que na América do Norte e na Europa, por exemplo.

Hotelaria de alto padrão

hotelaria de alto padrão

Em razão do seu potencial turístico, o Brasil tem uma rede de hotéis preparada para receber turistas estrangeiros com um alto padrão de qualidade. Além de acomodações confortáveis, eles têm acesso a atendimento personalizado, inclusive em língua estrangeira.

Atendimento pós-cirúrgico

A qualidade do atendimento prestado pelos médicos brasileiros no pós-cirúrgico é mais um ponto que contribui para o aumento do turismo médico. Isso porque, nossos protocolos são rígidos e seguros e levam em consideração a rápida e eficiente recuperação do paciente.

Além de acesso facilitado à equipe médica em casos de urgência, as técnicas utilizadas e os serviços adicionais ofertados são de qualidade e acessíveis, ressaltando ainda mais as vantagens de escolher o país como destino médico.

O futuro do turismo médico brasileiro

O que esperar do turismo médico brasileiro? Como vimos, a quantidade de turistas que vem até o nosso país em busca de tratamento médico ou intervenções cirúrgicas está em crescimento. Essa é uma tendência que deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos.

Diferentemente de muitos países, o Brasil ainda explora pouco essa demanda e isso pode estar freando nossa expansão e dificultando a disputa com outras nações com o mesmo nível de medicina e infraestrutura.

Além disso, há alguns desafios a serem superados. Em primeiro lugar, a limitação cultural e de idioma é algo que precisa ser trabalhado. Além disso, a infraestrutura de algumas cidades é deficiente, com transporte público limitado e nem sempre eficiente.

Entretanto, esse é um cenário que deve mudar aos poucos, uma vez que nosso potencial já está claro. Isso faz com que clínicas, médicos, hospitais, o governo e a própria rede de turismo se esforcem cada vez mais para atender às necessidades dos viajantes.

Conclusão

Diante do exposto, não há dúvidas de que ainda ouviremos falar muito sobre turismo médico. O destaque brasileiro deve se solidificar nos próximos anos e mais pacientes chegarão do exterior em busca de um atendimento médico qualificado e de excelência. A Clínica Roxbury já está preparada para o futuro e oferece o que há de melhor aos seus pacientes. Marque sua consulta agora mesmo!

Deixe um comentário