+55 11 4302-6467

+55 11 97604-8798

clinica@drerickoliveira.com.br

O QUE É FACE LIFTING?

Face Lifting é um correção cirúrgica na face visando uma melhoria dos sinais de envelhecimento do rosto e pescoço. Estes são frequentemente os primeiros locais onde aparecem os sinais de envelhecimento. A maioria busca um lifting facial por razões cosméticas e estéticas. Porém, este procedimento também pode ser recomendado como parte de uma reconstrução facial clinicamente necessária.

Uma plástica facial é uma cirurgia comum, mas importante, com riscos significativos e complicações potenciais. Você pode ter opções menos invasivas de cosméticos ou de tratamento com fios de tração. Converse muito bem com seu cirurgião para entender todas as possibilidades de tratamento ou táticas cirúrgicas antes de fazer um lifting.

QUAIS OS TIPOS DE FACE LIFTING

Existem muitas técnicas de lifting. Os tipos básicos de lifting incluem:

TRADICIONAL

As incisões de lifting tradicionais começam na região temporal(rente a linha do cabelo, podendo invadir um pouco o couro cabeludo), descem na frente e ao redor da orelha e terminam na parte inferior do couro cabeludo(atrás da orelha). Geralmente é um corte contínuo. Seu cirurgião pode redistribuir a gordura, reposicionar tecidos profundos, levantar músculos e aparar o excesso de pele. Ele também pode fazer uma incisão adicional sob seu queixo para melhorar o angulo da mandíbula e reposicionar pele do pescoço e submento(as famosas “papadas” e pescoços flácidos).

MINILIFTING

O MINI-facelift, com incisão limitada, envolve cortes menores do que um facelift tradicional. As incisões normalmente se iniciam sobre a linha das “costeletas”, isto é, um pouco a cima das orelhas, descem sobre uma linha natural que se posiciona à frente das orelhas e corre para a região posterior desta.

As incisões de levantamento do pescoço geralmente começam na frente do lóbulo da orelha e continuam atrás da orelha até terminar na parte inferior do couro cabeludo. O pescoço é o principal responsável pelos sinais de envelhecimento na parte inferior do rosto, queixo e pescoço. Ele pode ser abordado tanto no Minilifting, quanto no FaceLifting tradicional por esta incisão inferior ou, até mesmo, por uma incisão direta sobre o queixo em sua parte central.

QUAIS OUTROS PROCEDIMENTOS PODEM SER AGREGADOS AO FACELIFTING?

Seu médico pode realizar outros procedimentos além de um lifting. Esses incluem:

  • LEVANTAMENTO DA SOBRANCELHA ou região frontal(a testa). Serve para    retirar a flacidez da pele na área da testa e levantar a sobrancelha. Muito usual para aquelas pacientes que estão refratárias(que já não funciona!) a toxina botulínica ou qualquer técnica de fio de sustentação.
  • CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS, isto é, a blefaroplastia: para melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou ambas
  • IMPLANTES FACIAIS para aumentar áreas do rosto, como queixo, maçãs do rosto ou mandíbula. O envelhecimento do rosto , infelizmente,provoca diminuição desses volumes!
  • LIPOASPIRAÇÃO FACIL OU LIPOENXERTIA para remover depósitos de gordura em áreas específicas no rosto(normalmente abaixo do queixo… as terríveis “papadas”) ou enxertar gordura para melhorar algum contorno por perda de volume.
  • RESURFACING para melhorar a textura e o tom da sua pele. Para isso   utilizamos de terapias com LASER, cosmético e outras maquinas especiais para este tratamento.
  • RINOPLASTIA para reparar ou remodelar seu nariz.
  • TOXINA BOTUÍNICA visando elevar alguns tecidos, reduzir rugas e suavizar a aparência muitas vezes cansada pelo envelhecimento da face.

O QUE ESPERAR APÓS MEU LIFTING?

Saber o que esperar pode ajudar a tornar o caminho de recuperação após uma cirurgia plástica o mais tranquilo possível. Dentro da nossa rotina, além de todas explicações de cada etapa de seu pós operatório, confeccionamos uma apostila dedicada a todos os nossos pacientes explicando os pormenores de cada fase do pós operatório.

QUANTO TEMPO DEMORA A RECUPERAÇÃO?

Logo após sua cirurgia, você será encaminhado a sala de RPA(SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA) até que esteja alerta, respirando bem e seus sinais vitais estejam estáveis. Você pode ter dor de garganta se um tubo foi colocado em sua traqueia durante a cirurgia. Isso geralmente é temporário, mas informe a sua equipe se você se sentir desconfortável.

A maioria dos pacientes vai para casa no mesmo dia e prontamente logo após a cirurgia. Às vezes, é necessária uma internação de um dia.

A recuperação após a cirurgia é um processo gradual. O tempo de recuperação varia dependendo do procedimento, tipo de anestesia, seu estado geral de saúde, idade e outros fatores. A recuperação total leva de duas a três semanas. Qualquer dormência facial geralmente desaparece ao longo de vários meses.

Você vai utilizar um modelador facial(em malha) nos primeiros dias pós a cirurgia e utilizar uma toalha específica com produtos próprios para uma melhora de edema e também visando um relaxamento da pele neste pós operatório.

VOU SENTIR DOR APÓS A CIRURGIA?

O controle da dor é importante para a cura e uma recuperação tranquila. Haverá desconforto após a cirurgia, porém dor não é comumente uma queixa comum entre os nossos pacientes. Você receberá alguns medicamentos específico para tratar de alguma possível dor para que você se sinta confortável e possa obter o descanso de que precisa.

QUANDO DEVO LIGAR PARA MEU MÉDICO?

É importante manter seus compromissos de acompanhamento após um facelift. Entre em contato com seu médico para perguntas e dúvidas entre as consultas. Nossa equipe estará a todo tempo à disposição para tirar qualquer tipo de dúvidas!

Ligue para seu médico imediatamente se tiver:

  • Sangrando
  • Problemas respiratórios, como falta de ar, dificuldade para respirar, respiração difícil ou respiração ofegante
  • Mudança no estado de alerta, como desmaio, tontura, falta de resposta ou confusão
  • Dor no peito, palpitações ou batimentos cardíacos irregulares
  • Febre. Uma febre baixa (abaixo de 36,7ºC) é comum por alguns dias após a cirurgia e não necessariamente um sinal de infecção cirúrgica. No entanto, você deve seguir as instruções específicas do seu médico sobre quando ligar para febre.
  • Incapacidade de urinar, expelir gases ou evacuar
  • Dor que não é controlada por seu medicamento para dor
  • Drenagem inesperada, pus, vermelhidão ou inchaço de suas incisões ou rosto

COMO UM FACE LIFTING PODE ALTERAR MINHA VIDA COTIDIANA?

A nova aparência de seu rosto e pescoço pode dar a você maior satisfação com sua aparência e aumentar sua autoconfiança. Muitos cirurgiões alertam que é importante ser realista sobre o quanto um lifting pode melhorar sua autoimagem. Além disso, um lifting facial não interrompe o processo de envelhecimento.