A blefaroplastia é o nome que se dá ao tipo de cirurgia realizada nas pálpebras. Seu objetivo é remover o excesso de pele das pálpebras superiores e ou das pálpebras inferiores. Ele também tira aquelas bolsinhas indesejáveis que formam ao longa das palpebras, criando abaulamento e desconforto estético.
A cirurgia das pálpebras também é chamada de lifting de olhos!
Essa cirurgia geralmente é feita por razões estéticas(“pele sobrando pele, contorno palpebral que não está mais agradando, “bolsinhas”” por todos os lados, maquiagem fica borrando porque a pálpebra está com sua anatomia distorcida. e por aí vai)… Porém, parte dos pacientes evoluem com algumas patologias de comprometimento palpebral que devem ser abordados de uma forma reconstrutiva, como por exemplo: ECTRÓPIO(palpebras inferiores evertidas para frente, aparecendo uma linha vermelha desagradável, bem acima da zona gris, isso mesmo…. aquela área que passamos o lápis de olho); LAGOFTALMO(quando a palpebra inferior desaba e aparece o branco do olho e junto com o ectropio fica com olhar de peixe); OVERLAP(quando o excesso de pele da palpebra superior cai sobre a linha ocular, atrapalhando a acuidade visual); por ultimo, deformidades por excesso de laser nas pálpebras ou cirurgia prévia que alteraram a anatomia palpebral ou retrações que evoluiram com deformidades nas linhas anatômicas das palpebras.
Conforme a pele envelhece, ela perde gradualmente sua elasticidade. A falta de elasticidade mais
a atração constante da gravidade, mímica da face, alteração óssea facial faz com que o excesso de
pele se acumule nas pálpebras superiores e inferiores.
O excesso de pele na pálpebra inferior causa rugas e protuberâncias. Nas pálpebras superiores,
uma prega extra de pele pode cair sobre os cílios e atrapalhar a visão.
A gordura que protege o globo ocular do crânio também pode causar protuberâncias nas pálpebras
superiores e inferiores. A fina membrana que mantém a gordura no lugar enfraquece com o tempo,
permitindo que a gordura avance para as pálpebras como uma hérnia, aparentando como “bolsas” ao
redor dos olhos.
Os melhores candidatos para um lifting de olhos são pessoas com boa saúde e que têm uma ideia realista do que desejam. A maioria dos pacientes tem por volta 35 a 65 anos. Paciente mais velhos tem uma grande procura mais pelo fatos da pele redundante atrapalhando o campo de visão que estética propriamente dita.